Menu
Vale do Piancó

Prefeito Nenivaldo Barros entrega UBS que vai beneficiar população de Ibiara

Na ocasião da entrega, o presidente da Câmara de Ibiara, Jairo Alves, também destacou a importância da obra

Da Redação do Diamante Online

31/07/2018 às 09:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Prefeito Nenivaldo Barros "marcou mais um ponto positivo" e começa a fazer história à frente do poder executivo de Ibiara (PB). Na manhã desta segunda-feira (30), o gestor fez a entrega do novo prédio que vai funcionar o PSF Teodomiro Ramalho de Alencar, onde serão prestados serviços na área saúde para a população ibiarense. Na ocasião, várias autoridades participaram do evento de entrega da unidade de saúde, que atenderá a diversas pessoas no município.

A obra foi uma batalha de administração do prefeito Nenivaldo Barros. Por outro lado, o prefeito lutou para também concluir com urgência a murada do prédio, que não fazia parte das dependências do prédio, onde funcionaria a Unidade Básica de Saúde. Todos esses complementos foram feitos com recursos próprios. “Temos tido um empenho pessoal com a folha de pagamento do funcionalismo do município, para que não haja atraso. Mesmo assim, juntando centavo por centavo, conseguimos chegar ao maravilhoso dia de hoje, entregando essa belíssima obra para a população de Ibiara”, pontuou o prefeito.

Por outro lado, além de inauguração da UBS, o prefeito destacou várias ações na área de saúde do município, a exemplo da aquisição de um veículo novo, a reforma dos postos de saúde de Cachoeirinha e Várzea Redonda, bem como a aquisição de dezenas de computadores para as unidades de saúde, a exemplo da aquisição de 15 aparelhos de notebook, 17 tablet’s e 9 impressoras, para a implantação do prontuário eletrônico do município.

Na ocasião da entrega, o presidente da Câmara de Ibiara, Jairo Alves, também destacou a importância da obra, valorizando, sobretudo o empenho do prefeito para conclusão da Unidade Básica de Saúde, que atenderá a diversas pessoas no município. “O empenho do uso do dinheiro público não pode ser temporal. O dinheiro do povo tem que ser utilizado em prol da população, independentemente de quem esteja à frente da prefeitura”, destacou.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Atenção Básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

 

Vale do Piancó Notícias

Anúncio full