Menu
Vale do Piancó

Ministério da Integração aprova obra e prefeito entregará um dos maiores açudes do município de Ibiara

Com a obra, a população poderá usufruir das águas do açude, através de projetos de irrigação

Da Redação do Diamante Online

13/08/2018 às 10:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O prefeito de Ibiara Nenivaldo Barros vem dando um grande passo de avanço em todos os setores do município, inaugurando e recebendo obras, que irão beneficiar de forma direta várias localidades do município. O grande feito desta vez é o açude Mameluco, que depois de ter sua concluída, teve seu projeto recebido e aprovado pelo Ministério da Integração, nesta sexta-feira (10), com a visita do engenheiro do Ministério. Além do prefeito e do Engenheiro do Ministério da Integração, esteve presente no ato de recebimento o Engenheiro João Feitosa, responsável pela obra.

O engenheiro do Ministério da Integração, Wellington Sandrelli, que veio receber a obra, falou que o açude irá trazer benefícios à população, uma vez que a região é muita seca. Com a obra, a população poderá usufruir das águas do açude, através de projetos de irrigação, trazendo benefícios para toda a comunidade.

O engenheiro João Feitosa, explicou que depois de iniciada a obra do açude, percebeu-se a possibilidade de ampliar a barragem para 21 metros de altura, o que praticamente duplicaria a sua capacidade de volume dágua armazenado no reservatório. Quando o açude sangra armazenará 11,3 milhões de metros cúbicos dágua. “É uma obra com a capacidade igual a açude de Vazante. Este é um açude feito em convênio com o Ministério da Integração e parceria da Prefeitura de Ibiara. Nós projetamos um sangradouro com dissipadores de energia, que é uma coisa ultra moderna e merece ser visitado por toda a população de Ibiara”, explicou o engenheiro.

De acordo com o prefeito, a barragem vai oferecer inúmeras oportunidades para os agricultores da região. O açude vai oferecer água a mais de 200 proprietários da região, que poderão desenvolver a sua agricultura.

A obra foi sonho de vários outros administradores de Ibiara, mas foi o atual prefeito Nenivaldo Barros o responsável pela realização deste sonho. O investimento do prefeito Nenivaldo Barros na obra do açude ultrapassa 7 milhões de reais.

A obra teve início em meados do ano de 2017 e foi finalizada e aprovada pelo Ministério da Integração menos de um ano depois do seu início.

A festa de inauguração do açude ocorrerá dentro de 60 dias. O prefeito Nenivaldo Barros, que se sente muito realizado com a contsrução do açude, prepara uma grande festa para a entraga oficial do reservatório à população.

Fazendo história

Aos 20 meses à frente da Prefeitura de Ibiara, o prefeito Nenivaldo Barros, entra para história do município ao iniciar duas grandes ações na área esportiva e conseguir da destravar e tocar uma obra parada.

“Posso dizer que Ibiara vive um momento jamais visto no esporte. Através do Governo do Estado, já iniciamos um investimento de quase meio milhão de reais construindo um campo de futebol no centro da cidade”, vibrou o gestor.

As ações na área esportiva seguem também na zona rural. Na semana em que se antecede o tradicional Campeonato Municipal Manoel Ramalho de Alencar, que se encerra na Festa da Padroeira, a Prefeitura começa mais uma obra no povoado de Várzea Redonda.

“Esse sempre foi um desejo antigo da população desse povoado. Hoje eu posso dizer que esse sonho começou a se tornar realidade graças a uma emenda do deputado federal Welligton Roberto que destinou quase 300 mil para construção do mini-campo de futebol”, destacou o prefeito.

Outra realização que merece destaque é que Prefeitura de Ibiara conseguiu destravar e dá continuidade a uma obra parada para construção de uma quadra esportiva que fica próxima ao Centro Administrativo de Educação. O espaço será concluso e entregue até o final do ano.

“Estou muito feliz por saber que o nosso esforço está surtindo efeito. Isso é resultado de um trabalho em equipe e parcerias com os deputados Welligton Roberto, Branco Mendes e o Governo do Estado. Investir no esporte vai muito mais além que a gente imagina. Isso é um investimento social que muitas vezes não tem preço”, concluiu o chefe do executivo ibiarense.

 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full