Menu
Vale do Piancó

Prefeitura e PROPAC inicia construção de Cisternas nas Escolas em Santana dos Garrotes

Estamos incentivando o plantio de hortas, onde pais e alunos participam, com dedicação e ao mesmo tempo, acompanham a vida escolar dos seus filhos, ressaltou o secretário.

Da Redação do Diamante Online

23/08/2018 às 11:20 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Prefeitura de Santana dos Garrotes realizou parcerias com PROPAC – Programa de Promoção e Ação Comunitária da Ação Social Diocesana de Patos para construção de 03 cisternas de placas com capacidade de 52 mil litros cada.

As escolas contempladas foram:

1. Grupo Escolar Padre Anchieta - Comunidade Barrinhos;
2. Grupo Escolar Bálsamo - Comunidade do Bálsamo;
3. Grupo Escolar Antônio Juvino – Comunidade Cabaceiras;

Para o Secretário Municipal de Infraesturura, Júnior Passos, o projeto envolve os pais na vida escolar, a atuação sistêmica do Cisternas nas Escolas promove melhorias até onde não é seu foco direto na escola. O Cisterna nas Escolas veio com o objetivo de garantir o direito à água e uma educação contextualizada. Estamos incentivando o plantio de hortas, onde pais e alunos participam, com dedicação e ao mesmo tempo, acompanham a vida escolar dos seus filhos, ressaltou o secretário.

O acesso à água proporcionado pela cisterna é só a ponta do iceberg dos impactos que essa ação provoca no campo. Ao levar essa tecnologia para o ambiente escolar, o programa alia a proposta da convivência com o Semiárido com outra proposta transformadora - a da educação contextualizada ou educação do campo. Assim como integra pais, agentes de saúde e outros atores sociais presentes na comunidade e proporciona às crianças o aprendizado dos conhecimentos tradicionais que fazem parte de suas comunidades. Esse programa também envolve a gestão municipal na execução da ação.

Ary Ramalho

Tópicos
Anúncio full