Menu
Vale do Piancó

Conceição e mais três municípios atingiram metas do Ideb nas duas fases do fundamental, no Vale do Piancó

Também não alcançaram a meta individual para o Fundamental II as redes municipais de Piancó e Coremas

Da Redação do Diamante Online

08/09/2018 às 10:08 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Somente as redes municipais de ensino de Boa Ventura, Conceição, Pedra Branca e Serra Grande conseguiram atingir suas metas individuais nas duas fases do ensino fundamental projetadas pelo Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujo resultado foi divulgado na última terça-feira, 4, relativo ao ano passado.

O destaque, mais uma vez, foi Serra Grande, que apresentou notas consideráveis nos dois segmentos iniciais do ensino básico. No Fundamental I, a média conquistada pelos estudantes do 5º ano foi de 6,0. Com isso, o município serra-grandense conseguiu não somente ultrapassar a meta nacional para 2017 (5,2), mas alcançou a projeção já para o Ideb do país em 2021. Já no Fundamental II, os alunos do 9º ano da rede municipal serra-grandense alcançou a meta nacional projetada para 2017, que foi de 5,0.

As médias dos outros municípios que também alcançaram ou ultrapassaram as suas metas individuais, ou seja, aquelas estabelecidas para cada rede de ensino, nas duas fases do fundamental, foram as seguintes: Boa Ventura (4,1 no Fundamental I e 3,7, no Fundamental II); Conceição (5,3 no Fundamental I e 3,7, no Fundamental II); e Pedra Branca (4,7 no Fundamental I) e 4,2, no Fundamental II).

Com uma média de 4,5, o município de Itaporanga, que é o mais populoso da região, conseguiu ultrapassar apenas a meta individual projetada para o Fundamental I (4,4). A média para o Fundamental II foi de, somente, 3,5, não alcançando a meta projetada (3,6).

Também não alcançaram a meta individual para o Fundamental II as redes municipais de Piancó e Coremas, que são os outros dois maiores municípios regionais: Piancó tirou 3,1 (a meta era 3,7) enquanto que Coremas obteve 2,8 (a meta era de 4,3). Já no Fundamental I, eles chegaram a ultrapassar: Piancó obteve 4,2 (a meta era de 3,7) e Coremas tirou 4,6 (a meta era de 4,1).

Ideb - O Ideb do ensino fundamental é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações da Prova Brasil.

Folha do Vali

Tópicos
Anúncio full