Prefeitura de Conceição inicia construção de barragens subterrâneas que irão beneficiar 30 comunidades rurais

As demais localidades, Cachoeira dos Carvalhos, Campos Velho, Mata Grande, Videu, Bonito Velho, Batateiras, Alto alegre, Apipoucos serão contempladas ainda no decorrer deste mês de outubro e início de novembro

A Prefeitura Municipal de Conceição, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente, iniciou a realização da construção de barragens subterrâneas em várias comunidades rurais. Ao todo serão construídas 30 barragens, que irão beneficiar diversas famílias no município. O projeto tem uma parceria do SEBRAE.

A primeira etapa do programa foi localizar onde seria possível construir uma barragem subterrânea. Deveriam ser áreas que os agricultores possam aproveitar para a produção. A prefeitura realizou uma escavação até o subsolo, onde foi identificado, através de um teste, o lugar onde não há mais passagem de água. Feito isso, a prefeitura iniciou as obras.

O prefeito Nilson Lacerda explicou que o projeto teve início, através da sua preocupação com o homem do campo, pelas dificuldades que ele passa no período de estiagem. Barragem subterrânea é uma tecnologia que permite armazenar água no subsolo, que vai ser usada para ajudar na produção, principalmente no período de estiagem. Com o lençol freático diminuindo, as famílias começam a ter dificuldade para alimentar e dar de beber aos seus animais e até elas mesmas têm dificuldades para obter o líquido precioso para as suas residências. As barragens possibilitam o armazenamento de águas, minimizando o sofrimento dessas famílias, que moram na zona rural e sofrem com as frequentes estiagens, pontuou o prefeito Nilson Lacerda.

O secretário Edvaldo Ramalho acompanha todas as construções na zona rural. As barragens subterrâneas funcionam como reservatórios de água potável ou para irrigação e são resistentes à contaminação por poluentes, já que estão abaixo do solo. O objetivo é, quando chove, ter uma saída de água. Assim que a água que cai naquela área de captação da barragem se infiltra e fica ali como espécie de esponja, explicou o secretário Edvaldo Ramalho.

A primeira barragem subterrânea foi construída nas comunidades Malhada de Baraúnas. As demais localidades, Cachoeira dos Carvalhos, Campos Velho, Mata Grande, Videu, Bonito Velho, Batateiras, Alto alegre, Apipoucos serão contempladas ainda no decorrer deste mês de outubro e início de novembro.

Fonte Vale do Piancó Notícias

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.