Menu
Vale do Piancó

Agentes de Endemias iniciam ações de teste de calazar e combate ao barbeiro, na zona rural de Conceição

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Magnady Lacerda, a investida dos agentes de endemia se estenderá por várias comunidades rurais do município.

Da Redação do Diamante Online

01/11/2018 às 13:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Agentes de Endemias, através da Secretaria de Saúde da cidade de Conceição, realizaram no sítio Brito, nesta quarta-feira (31), capturas de cachorros para testes e vacinas contra a leishmaniose, além de dedetização de imóveis situados na localidade. A ação visa prevenir que a doença se alastre, tornando-se uma epidemia. O calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Magnady Lacerda, além da vacinação, através da dedetização dos imóveis, a ação visa também combater o barbeiro, principal responsável pela transmissão da doença de Chagas. Segundo a secretária, a investida dos agentes de endemia se estenderá por várias comunidades rurais do município.

Leishmaniose – A leishmaniose é uma das doenças que mais afeta os cães no Brasil. Transmitida pela picada do mosquito palha (Phlebotominae), a enfermidade pode causar problemas dermatológicos (perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos), crescimento anormal das unhas, emagrecimento progressivo, anorexia, e dependendo das complicações e da evolução do quadro, o animal pode morrer. Muitas vezes, o cão está doente e o proprietário não percebe.

 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full