Menu
Vale do Piancó

MDS descobre Projeto Horta na Escola e vai até Boa Ventura para conhecer a experiência

A visita do representante do MDS foi acompanhada pela prefeita Leonice Lopes, o secretário de Agricultura, Gilson Porcino

Da Redação do Diamante Online

06/11/2018 às 10:44 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Boa Ventura, através das Secretarias Municipais de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente e de Educação, foi criado e implantado no município o Projeto Horta na Escola – Cultivando Saúde e Saber, uma ação que consiste no envolvimento de alunos, educadores e toda a comunidade escolar na produção e distribuição de hortaliças, cultivadas pelos próprios alunos e com zero agrotóxicos.

O Projeto foi amplamente divulgado através das redes sociais do Município e nos meios de comunicação utilizados pela equipe Políticas & Negócios, em especial, no site politicasenegocios.com.br, através do qual o Ministério do Desenvolvimento Social tomou conhecimento do trabalho realizado em Boa Ventura e enviou um representante para conhecer como funciona e quais os benefícios do mesmo para a comunidade escolar e a população mais carente.

A cidade recebeu a visita do senhor Elias Freire, diretor do Departamento de Mobilidade Social da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, no último dia 30. O diretor esteve na Escola Municipal Emília Diniz Alvarenga, onde conheceu o trabalho que vem sendo realizado e parabenizou a Gestão pela iniciativa inédita, não só na região, mas também no país, segundo ele mesmo repassou.

A visita do representante do MDS foi acompanhada pela prefeita Leonice Lopes, o secretário de Agricultura, Gilson Porcino, a secretária de Educação, Sandra Regina e representantes da Escola Emília Diniz e da Emater local.

Recebemos a visita do Diretor do Departamento de Mobilidade Social da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS de Brasília, onde o mesmo tomou conhecimento do Projeto ‘Horta na Escola: cultivando saúde e saber’ por meio das redes sociais e revistas eletrônicas , e interessou-se em conhecer essa experiência exitosa que envolveu parcerias entre prefeitura, secretarias de educação e agricultura, e Emater. A prefeita Leonice esteve presente e na oportunidade cada um de nós falou sobre os aspectos que nortearam a elaboração e execução do referido projeto, bem como foram abordadas expectativas e metas para continuidade e ampliação das ações”, relatou a secretária de Educação, Sandra Regina.

O secretário de Agricultura também falou sobre o momento. “Nosso projeto tem sido visto como uma boa prática de políticas públicas para toda sociedade e seus resultados estão sendo espelho para outros municípios de nosso estado, tanto é assim que o MDS enviou o Sr. Elias para conhecer de perto o projeto e com isso disseminar a ideia para outros municípios do Brasil, em especial no nosso Nordeste. Durante visita, o diretor expôs que vêm desenvolvendo dois projetos pilotos de hortaliças em estados diferentes do Brasil em parceria com a Embrapa e que, certamente, nosso município será elevado a prioridade em futuras parcerias e investimentos para aumentar nossa produção e expandir para outras escolas de nosso município”, avaliou Porcino.

O Projeto Horta na Escola – Cultivando Saúde e Saber além de fornecer hortaliças para o consumo da própria escola, beneficia outras 11 unidades escolares da Rede Municipal e ainda fornece produtos para o Programa Horta Solidária – Semeando Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem por objetivo ofertar a famílias carentes do município um complemento alimentar a partir da doação de verduras e hortaliças para famílias em situação de vulnerabilidade.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full