Menu
Vale do Piancó

Prefeito acompanha construções de barragens subterrâneas, em Conceição

Ao todo, 31 barragens serão construídas, dessas 14 já foram entregues aos proprietários rurais de Conceição.

Da Redação do Diamante Online

14/12/2018 às 12:28 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Durante essa semana o prefeito de Conceição, Nilson Lacerda e o Secretário de Agricultura Edvaldo Vieira Ramalho acompanham a construção de barragens subterrâneas, através da Parceria Sebrae, Prefeitura e Produtor Rural.

Segundo o prefeito do município, o objetivo do trabalho é garantir meios de convivência com a estiagem para os produtores. O nosso compromisso é trabalhar pelo desenvolvimento e isso inclui a execução de projetos em todo município, na cidade e também na zona rural, como acontece neste caso da construção de barragens subterrâneas, disse o gestor.

O prefeito Nilson Lacerda explicou que o projeto teve início, através da sua preocupação com o homem do campo, pelas dificuldades que ele passa no período de estiagem. Barragem subterrânea é uma tecnologia que permite armazenar água no subsolo, que vai ser usada para ajudar na produção, principalmente no período de estiagem. Com o lençol freático diminuindo, as famílias começam a ter dificuldade para alimentar e dar de beber aos seus animais e até elas mesmas têm dificuldades para obter o líquido precioso para as suas residências. As barragens possibilitam o armazenamento de águas, minimizando o sofrimento dessas famílias, que moram na zona rural e sofrem com as frequentes estiagens, pontuou o prefeito Nilson Lacerda.

O secretário Edvaldo Ramalho acompanha todas as construções na zona rural. As barragens subterrâneas funcionam como reservatórios de água potável ou para irrigação e são resistentes à contaminação por poluentes, já que estão abaixo do solo. O objetivo é, quando chove, ter uma saída de água. Assim que a água que cai naquela área de captação da barragem se infiltra e fica ali como espécie de esponja, explicou o secretário Edvaldo Ramalho.

Ao todo, 31 barragens serão construídas, dessas 14 já foram entregues aos proprietários rurais de Conceição.

Saiba mais sobre barragem subterrânea

A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos. Possui a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede construída dentro da terra e que se eleva a uma altura de cerca de 50 cm acima da superfície, no sentido contrário à descida das águas.

A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem. Pode ser construída em leito de rio e riacho, córregos e linhas de drenagem. Sua construção é feita escavando-se uma vala no sentido transversal das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável.

Dentro da vala, estende-se um plástico de polietileno com espessura 200 micra por toda sua extensão, fechando-a em seguida com a terra que foi retirada na sua abertura. O plástico dentro da vala se constitui na parede/septo impermeável. Nessa parede, deve ser feito um sangradouro para eliminar o excedente de água quando ocorrer chuvas torrenciais. As opções de cultivos dependem do interesse econômico e social de cada região e de cada família.

O sucesso da barragem subterrânea depende da locação, da construção dentro dos parâmetros técnicos recomendados, do conhecimento sobre seu funcionamento/manejo, e da apropriação por parte da família. Recomenda-se áreas com solos com profundidade de 1,5 a 4,5 m, com declividade suave, entre 0,4 e 2,0%, que formam ombreiras (extremidades rasas), não salinos e textura arenosa a média.

O custo de uma barragem subterrânea varia de acordo com as condições locais. É uma tecnologia que permite ao agricultor maior sucesso no cultivo de diversas espécies, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido brasileiro, por promover melhoria das condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full