Menu
Vale do Piancó

Cidade do Vale do Piancó tem o maior índice de casos prováveis de dengue do Brasil

Em abril de 2018, o município decretou estado de calamidade pública por conta de um surto da doença

Da Redação do Diamante Online

02/01/2019 às 09:38 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A cidade de Coremas, localizada na região do Vale do Piancó, fechou o ano de 2018 em primeiro lugar no ranking das cidades com maior índice de casos de dengue do Brasil; são 7.80, 3 para cada 100 mil habitantes.

O levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde e a análise ainda coincide com o mesmo fator: o gerador da incidência é a falta de cuidado no armazenamento de água. Essa situação se concretiza por causa da seca registrada em maior período do ano nessas pequenas regiões do Sertão e por isso há a necessidade de armazenamento do líquido em vasilhas e baldes, em muitos casos a céu aberto, deixando fácil a propagação do mosquito.

Em abril de 2018, o município decretou estado de calamidade pública por conta de um surto da doença que gerou cerca de 600 notificações e três mortes suspeitas.

A quantidade de mortes por dengue confirmadas pulou de 4 em 2017 para 13 este ano, segundo o relatório do Ministério. Os números acompanham a tendência apontada pelos casos da doença com sinais de alarme: que foram 18 ano passado contra 133 este ano. Enquanto 14 pessoas tiveram o quadro grave de dengue este ano na Paraíba, apenas um caso desse tipo foi registrado ano passado.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full