Menu
Vale do Piancó

Após período de baixa, açude de Coremas volta a pegar água

A expectativa agora é que aumente mais com o inverno previsto.

Da Redação do Diamante Online

18/02/2019 às 17:44 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O açude de Coremas, o maior da Paraíba, voltou a pegar água após um período de baixa. O aumento de recarga veio com as chuvas registradas nos últimos dias no município.

O manancial tem capacidade hídrica para 591.646.222 de metros cúbicos de água, mas devido às grandes secas naturais da região semiárida do Sertão, baixou drasticamente o volume. Na última vistoria divulgada pela AESA, o reservatório estava com apenas 10,55% de sua capacidade total, mas, de acordo com os novos levantamentos, ele teve um aumento significativo de ontem para hoje de mais 15 centímetros.

Esse acréscimo de água foi provocado pelas pancadas registradas nessa semana na cidade coremense. Na madrugada da sexta para o sábado (16) choveu bastante e o município teve o número de 12,4 milímetros, e, segundo dados da AESA, ele foi o que obteve maior índice pluviométrico até agora no mês de fevereiro, com 118,9 mm.

A expectativa agora é que aumente mais com o inverno previsto.

Há mais previsões chuvosas para os próximos dias e pode ocorrer chuvas em todas as regiões da Paraíba, com temperaturas variando entre 21ºC e 34º.

Alerta

O Inmet emitiu novo alerta para chuvas, válido para 213 dos 223 municípios da Paraíba, do Litoral ao Sertão. O aviso começou na manhã deste sábado (16) e segue valendo até este domingo (17), podendo ser prorrogado, dependendo das condições meteorológicas.

“Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”, informa o Inmet.

BV Online

Tópicos
Anúncio full