Alunos e funcionários do campus do IFPB de Itaporanga fazem mobilização contra bloqueio de verbas

O Campus Itaporanga tem, atualmente, 254 estudantes matriculados no curso técnico integrado em edificações

A comunidade de servidores e discentes do campus Itaporanga se mobilizou neste dia (13/05) contra o bloqueio no orçamento anunciado pelo governo federal no último dia 30/04. O ato fez parte de uma ação nacional da RFEPCT (Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) deliberada pelo CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica) e contou com a participação de gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes daquele campus.

A comunidade “enlutada” com o bloqueio dos recursos fez um abraço coletivo e refletiu sobre dados oficiais apresentados pelo professor Ridelson Farias, Diretor Geral do Campus.

Ainda no final da manhã, o professor Ridelson foi entrevistado no programa Jornal da Boa Nova FM, onde apresentou dados sobre a desenvoltura da RFEPCT, em particular do IFPB e, de forma especifica, da Unidade de Itaporanga. Frisou que os cortes contingenciaram 37,64% dos recursos de funcionamento do IFPB, o que atrapalhará o funcionamento da instituição como um todo. Neste sentido, o ato foi uma forma de mostrar, de forma ordeira e educada, a indignação da comunidade acadêmica e administrativa sobre a decisão do governo de bloquear recursos de serviços essenciais como internet, água, energia, portaria, limpeza, vigilância, dentre outros.

O Campus Itaporanga tem, atualmente, 254 estudantes matriculados no curso técnico integrado em edificações que desenvolvem ainda, de forma articulada com o ensino, projetos de pesquisa e de extensão. São discentes de 14 municípios do vale do Piancó, que, na sua grande maioria, possuem renda per capita inferior a 0,5 salário mínimo.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é composta pelos IFs, Cefets, Escolas Técnicas vinculadas às universidades e o Colégio Pedro II, os quais totalizam 647 unidades distribuídas em toda territorialidade do país, onde cerca de 1 milhão de estudantes estão matriculados em um dos 12.766 cursos ofertados.

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.