Menu
Vale do Piancó

Em Boa Ventura e Coremas, SUS atenderá pacientes com dificuldades de locomoção em casa

O objetivo é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações.

Da Redação do Diamante Online

04/01/2020 às 14:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Ministério da Saúde Informou nessa sexta (3) que o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes com dificuldade de se locomover a uma unidade de saúde terá equipes para atender no tratamento em casa. Na Paraíba, 21 cidades, dentre elas Boa Ventura e Coremas, região do Vale do Piancó, serão atendidas com a nova medida.

De acordo com o ministério, o objetivo é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais, evitando as internações e reinternações, bem como diminuir o tempo de permanência de usuários internados no SUS.

Para realizar a modalidade de atendimento houve um incremento de R$ 160,4 milhões no repasse aos estados e municípios. A pasta disse que, com as novas habilitações, agora serão 1.157 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).

“As EMADs são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam um suporte médico completo aos pacientes que estão acamados. Já as EMAPs têm composição mínima de três profissionais de nível superior, escolhidos entre oito diferentes ocupações: assistente social; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; nutricionista; odontólogo; psicólogo; farmacêutico e terapeuta ocupacional”, disse o ministério.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full