Menu
Vale do Piancó

Entusiasmados com chuvas, agricultores iniciam plantio no Vale do Piancó

Eles foram incentivados pelas previsões que indicam chuvas acima da média histórica no primeiro trimestre de 2020 no Sertão.

Da Redação do Diamante Online

16/01/2020 às 11:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As chuvas deste mês de janeiro deixaram a terra molhada em grande parte do Sertão paraibano, animando e renovando a esperança dos sertanejos de que o inverno que se aproxima vai assegurar o plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas).

Na região do Vale do Piancó, especificamente na zona rural da cidade de Boa Ventura, muitos agricultores já iniciaram o plantio, almejando uma boa colheita, como explicou o senhor Francisco Gomes. Ele preferiu plantar apenas milho e feijão, do modo mais tradicional: cavando e jogando as sementes.

Para ele, o ano será bom de inverno, tendo em vista as várias previsões da quadra chuvosa. “As chuvas deste mês já indicam um boa época para começar a plantar. Todos os anos eu planto aqui na minha terra, e este também deverá ser bom de colheita”, disse.

O próximo passo após o plantio, é o limpamento das plantações, onde nascem matos com pragas que comem as sementes e atrapalham o desenvolvimento do plantio. Para isso, são usados tipos de veneno e limpeza à mão.

Os agricultores plantam, na maioria dos casos, apenas para consumo próprio, o que é são chamados de agricultores familiares, algo que é tradição no Nordesta brasileiro. 

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full