Menu
Saúde

Protocolo contra coronavírus no Porto de Cabedelo está em vigor e Anvisa fará primeiro contato com tripulação de navios

A presidente da Companhias Docas também informou ao ClickPB que amanhã (5) haverá uma reunião, às 14h, na Capitania dos Portos, para definir outros ajustes do plano de controle.

Da Redação do Diamante Online

05/02/2020 às 03:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Já está em execução o protocolo de controle do coronavírus no Porto de Cabedelo, na Paraíba, Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (4), no Porto de Cabedelo, para definir a atuação dos diversos órgãos envolvidos na operação de combate ao contágio viral no Estado. A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, falou ao ClickPB como serão os procedimentos com casos suspeitos de infecção.

Segundo Gilmara Temóteo, "quem irá informar se há algum tripulante com sintoma suspeito é o comandante do navio. Constatando suspeita, o prático vai a bordo, atraca o navio e a Saúde, através do Samu, vai ser responsável por retirar essa pessoa do navio e levar para um dos hospitais de referência." O Hospital Clementino Fraga receberá os adultos com suspeita de coronavírus e o Hospital Universitário (HU) na UFPB tratará as crianças.

Em relação aos demais tripulantes, esses "ficarão sob quarentena até que saia do resultado do exame dessa pessoa que desembarcou. O navio fica impossibilitado de operar: se tiver carga para sair, não sai, se tiver carga para embarcar, não entra. Não tendo nenhuma confirmação de coronavírus, o navio terá autorização para atracar", completou a presidente da Companhia Docas da Paraíba.

Questionada pelo ClickPB se o Porto de Cabedelo tem a estrutura necessária para esse controle, Gilmara Temóteo ressaltou o plano de contingência já existente na unidade para outros tipos de epidemia. "A estrutura ela atende porque já temos um plano de contingência, que seria um tipo de atuação para qualquer tipo de epidemia. Fizemos uma adaptação para incluir esse tipo de procedimento dentro do nosso plano de contingência. Já mandamos adquirir nossos EPs necessários. Nós já trabalhamos com a Anvisa, a Capitania dos Portos, a Polícia Federal, Receita Federal, em outros momentos."

A presidente da Companhias Docas também informou ao ClickPB que amanhã (5) haverá uma reunião, às 14h, na Capitania dos Portos, para definir outros ajustes do plano de controle do coronavírus no Litoral da Paraíba.

ClickPB

Tópicos
Anúncio full