Menu
Vale do Piancó

Em Protesto, Alunos paralizam aulas pedindo Ar Condicionado, no Vale do Piancó

Os alunos foram convidados pela Câmara de Vereadores de Conceição a apresentarem seus protestos no Plenário desta casa.

Da Redação do Diamante Online

02/10/2019 às 22:18 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os alunos da Escola Estadual Maestro José Siqueira, da cidade de Conceição, que fica no alto sertão da Paraíba, no Vale do Piancó, paralisaram as aulas na segunda-feira, dia 30 de setembro, para reinvindicar melhorias na infraestrutura da escola.

Segundo os alunos a Escola esta em reforma há mais de 4 anos, e não teve os serviços concluídos, com a construção da quadra poliesportiva, o sistema de abastecimento de água e a colocação de ar refrigerado nas salas e biblioteca. Os alunos alegam que as centrais de ar já se encontram na escola, mas que não foram instaladas, mesmo depois de vários apelos da direção da escola, professores e alunos.

Um outro problema que os alunos relatam é a não conclusão da caixa dágua da escola, e com isto é frequente a falta de água, gerando transtorno para todo o educandário.

Vale salientar que esta escola foi transformada em Escola em tempo integral, que obriga os alunos a ficarem o dia todo na escola, e os alunos reclamar que o calor é infernal nas salas de aulas, e o problema se agrava com a constante falta de água.

Outro problema da escola é a falta de um refeitório amplo, para abrigar os alunos nas horas das refeições. São mais de 500 alunos nesta escola, que funciona de manhã e tarde, com o ensino integral e no turno da noite com o ensino regular.

Os alunos começaram seu protesto na frente da escola e depois saíram em caminhada pelas ruas da cidade de Conceição, para pedir o apoio da sociedade civil, e lideranças politicas.

Os alunos foram convidados pela Câmara de Vereadores de Conceição a apresentarem seus protestos no Plenário desta casa. Eles esperam que os vereadores e outras lideranças politicas da cidade entrem nesta luta justa, para que eles tenham uma melhor condição de estudarem.

A Educação em tempo integral é uma conquista da sociedade atual e dos alunos, mas ela precisa ser acompanhada de infraestrutura das escolas, com boas salas de aulas, com ar refrigerado, laboratórios, refeitórios amplos, equipamentos, bons professores, bibliotecas com computadores. Se assim não for as escolas em tempo integral serão apenas um amontoados de alunos, que não estarão ocupando seus tempo com estudos adequados. Lutar por escolas com melhores condições de infraestrutura é dever de todos nós.
A TV O VALE e o Portal Conceição Verdade acompanharam os protestos dos alunos e registrou alguns momentos e falas dos alunos. Vejam a através da reportagem de Fidelis Mangueira.

Conceição Verdade

Tópicos
Anúncio full