Menu
Vale do Piancó

Prefeitura de Ibiara realiza testes rápidos de leishmaniose em cães46256

“Esperamos que a população abrace a idéia e deixe o seu melhor amigo realizar o teste”, salientou Socorro Ramalho, secretaria de saúd

Da Redação do Diamante Online

30/11/2019 às 13:28 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O município vem trabalhando com uma equipe de vigilância ambiental contra a leishmaniose visceral, que é uma doença parasitária, que se manifesta, principalmente, nos cães como também em humanos e isso representa um grande desafio para a saúde pública.

Todas as quartas-feiras, a partir das 8hs, serão feitos de graça testes rápidos de diagnósticos da doença em cachorros nas ruas da cidade e em seguida na zona rural.

“É fundamental a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do controle desta doença. Manter os quintais livres de matéria orgânica, como folhas e fezes de animais, além do diagnóstico precoce em cães e a sua guarda responsável, impactado diretamente na diminuição de casos”, enfatizou Lázaro, veterinário do município.

“Esperamos que a população abrace a idéia e deixe o seu melhor amigo realizar o teste”, salientou Socorro Ramalho, secretaria de saúde.

ENTENDA

O cão não transmite a enfermidade diretamente para humanos. O transmissor é o mosquito-palha, que introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania. Se picar um cão infectado e, depois, uma pessoa, está feita a transmissão da doença, que tem tratamento.

Vale do Piancó Notícias

Anúncio full