Menu
Vale do Piancó

Ministério Público solicita informações urgentes sobre Barragem que pode estourar no Vale

O questionamento é de extrema necessidade para que o órgão ministerial possa adotar todas as medidas.

Da Redação do Diamante Online

28/04/2020 às 16:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Promotora de Justiça, Artemise Leal Silva, que responde pelo Ministério Público da Comarca de Piancó, no Sertão da Paraíba, solicitou aos órgãos de segurança, a exemplo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, informações em caráter de urgência, sobre a Barragem de “Pedra Lisa”, localizada no Distrito de Palmeira no município de Imaculada (PB), que apresenta problemas em sua estrutura, podendo causar grande inundação na cidade de Olho Dágua.

O despacho encaminhado na tarde desta terça-feira (28), solicita também, as informações colhidas pelo município de Olho Dágua, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, que estes prestem os seguintes esclarecimentos:

Em caso de rompimento da barragem, quais as prováveis regiões do município que serão atingidas pelas águas?

Qual o plano de contingenciamento e evacuação adotado pela Edilidade Mirim para os munícipes que residem nas localidades de risco?

O Município possui plano de contingenciamento para situações emergenciais de natureza do rompimento de barragem? Caso positivo, encaminhar cópia a esta Promotoria de Justiça;

Onde essas pessoas serão alocadas temporariamente enquanto perdurar a situação de inundação?

O município possui benefício assistencial a ser concedido aos moradores atingidos pelas águas que tiveram que sair de suas residências?

A população possível atingida com o rompimento da barragem já foi realocada em local seguro?

Quais as diligências que já foram adotadas pelo Município a fim de evitar/minimizar os danos à população de Olho DÁgua?

Segundo a promotora, o questionamento é de extrema necessidade para que o órgão ministerial possa adotar todas as medidas cabíveis e cobrar ações que podem evitar uma tragédia.

Click aqui para ver o despacho

Na manhã desta terça-feira, o Coronel do Corpo de Bombeiros de Patos (PB), Saulo Laurentino esteve no local e informou ter montado um “quartel temporário”, para monitorar o açude e auxiliar a população com relação a possibilidade de rompimento da parede.

Segundo informou através das redes sociais, parte da parede do açude cedeu, porém o volume dágua que está descendo é pequeno e não representa perigo para a população. “Estamos no local a todo momento”, comentou.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full