Menu
Vale do Piancó

Torneio de Maio e Festa das Mães chegam aos 40 anos em São José de Caiana

Criado em 1980, o evento se consolidou como um dos grandes eventos da região.

Da Redação do Diamante Online

07/05/2020 às 08:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O próximo domingo 10 de maio marca o quadragésimo aniversário dos dois eventos mais tradicionais e longevos de São José de Caiana. O “Torneio de Maio” e a “Festa do Dia das Mães”, como assim ficaram eternizados. É compreensivo a não realização esse ano de mais uma edição, em face da pandemia que se instalou na realidade global.

O surgimento

A criação dos eventos surgiu na fase em que a cidade estava ganhando sua maioridade. O início dos anos 80 é marcado por grande presença e movimentação de jovens estudantes, ávidos, inquietos e idealistas. Eis que se destaca a figura de Francinaldo liderando esse movimento e protagonizando a realização da primeira edição do Torneio de futebol e da Festa do dia das Mães, atraindo grande participação popular de São José de Caiana e das cidades circunvizinha.

Dificuldades

No decorrer do tempo, a medida em que os eventos tomavam maiores proporções, também aumentava a necessidade Caiana ter seu estádio de futebol (com condições básicas), fato que não aconteceu até hoje, e um Clube Social, que também não existe até essa data. Essas duas situações não resolvidas pelo Poder Público fizeram e continua a fazer com que Caiana perdesse a hegemonia de seus dois eventos, não sendo mais atrativo para Itaporanga, Igaracy, Aguiar, Serra Grande, Bonito de Santa Fé, entre outras praças da vizinhança que frequentavam e participavam massivamente dos eventos de Caiana.

Projeção

O Torneio e a Festa inseriram Caiana no calendário regional de eventos, gerando visibilidade da cultura desporto e social da cidade, além de reforçar sua economia de base nesse período. Foram eventos criados para ficar a história. E ficaram de verdade.

Diria Ariano Suassuna: “queiram ou não queiram os juízes, o nosso bloco é de fato campeão”.

Impulsionamento no esporte de Caiana

A realização do Torneio anual ensejou a realização de eventos do mesmo formato nas localidades da zona rural, que também vieram a se tornar tradicional. Assim foi no Carrapato, Varjota, Pimenta, Açude Novo, Neves, Surrão, Deserto, Riacho do Meio, Lagoa, Boa Vista, entre outras comunidades rurais.

Em 1983 criamos também o 1º campeonato municipal em Caiana, com um formato mais longo e assim movimentávamos o futebol durante todo o ano. Realizamos nos anos 1983,1984,1985, 1989, 1990, 1991 e 1992.

Incentivadores, apoiadores e entusiastas dos nossos projetos

Ninguém faz nada sozinho. Eis a máxima da vida. Da idealização à concretização, faz-se por justiça o registro, agradecimento e homenagem a Francisco Neto de Lima (Dr. Daia), Antônio Alves, Damião Faim, Alcides Lopes, Zé Vieira, Assis Herculano, Zé de Faim, Zé Salviano, Djacy Brasileiro, Gentil Guimarães, Horácio Gomes, Zé Preto Lopes, ex-prefeito Anatalício Lopes, que sempre apoiaram para que tudo isso existisse.

“O nome/a obra imortaliza”.

 

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full