Menu
Vale do Piancó

Câmara aprova mudança de nome de principal avenida de Conceição para Wilson Braga

De Solon de Lucena, a avenida passará a ter o nome do ex-governador, que era natural do município.

Da Redação do Diamante Online

20/05/2020 às 16:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Câmara Municipal de Conceição aprovou dois projetos que traduzem bem a importância que teve o eterno Wilson Leite Braga, falecido por volta das 23h do último domingo (17) aos 88 anos, para a cidade. 

No primeiro projeto, apresentado pelo vereador Samuel Lacerda, parlamentares aprovaram, por unanimidade, para que o dia 17 de maio seja feriado municipal, em função da data de aniversário da morte de Braga. Já o segundo, posto em pauta pelos vereadores Luis Paulino e Sterlan Alves, propunha a mudança do nome da Avenida Sólon de Lucena para Avenida Wilson Leite Braga. Este também, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. 

Nas redes sociais, um número reduzido de internautas se posicionou contra a mudança do nome, no entanto, um deles, de forma sábia e sem desmerecer Solon de Lucena, explicou que mesmo tendo seu nome na avenida, este não tem nenhum vínculo com o município, tampouco algum parentesco.

O vereador Luis Paulino Neto, um dos autores da proprositura lembrou em um dos comentários, que embora respeitasse a opinião de alguns, Wilson Braga foi o nome mais importante na história de Conceição. O parlamentar-mirim explicou ainda, que respeita a história de Sólon de Lucena, mas esta não tem nenhum vínculo com a cidade de Conceição e ele, sequer teria estado no município, durante sua vida.

Quem foi Wilson Braga e qual sua importância para o município de Conceição?

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de junho do ano de 1.931, em Conceição. Ele foi um advogado, empresário e político, exercendo cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba - atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

Construção de açudes

Na cidade de Conceição, Wilson Braga foi o principal responsável pela grandiosíssima maioria dos empregos públicos nas décadas de 80 e 90. Por outro lado, como político, ele foi responsável pela construção do estádio Walter Braga e pela construção dos dois maiores reservatórios d’água no município: Serra Vermelha e Condado, o último construído no governo de José Maranhão, a partir de um projeto de Wilson Braga. Além disso, o político foi também responsável pela construção de inúmeros reservatórios de pequeno e médio porte pela zona rural do município.

Todas essas obras de construção de açudes foram determinantes para que o município não entrasse em um colapso d’água, durante várias secas que castigaram o Sertão paraibano. Com isso, Wilson Braga se tornou conhecido em todo o território como ‘o homem das águas’, por ‘matar a sede de uma população’, sobretudo a da zona rural, conforme explicou um agricultor, morador na zona rural do município.

De todos os filhos ilustres de Conceição Wilson Braga foi o maior, o que mais fez pelas famílias, pela zona urbana e rural, em toda a história do município, que tem 138 anos de Emancipação Política.

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full