Menu
Vale do Piancó

Em 72h, Itaporanga aumentou em mais de 100% casos da covid e tende a liderar contágios na região

O aumento no período de 72h, que passou de 100%, pode estar relacionado à intensificação de testagem rápida.

Da Redação do Diamante Online

20/06/2020 às 14:40 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

No intervalo de apenas três dias, Itaporanga registrou dez novos casos da covid-19 e o número de pessoas que foram infectadas pela doença no município passou de nove para dezenove, segundo levantamento da Folha com base no mais recente boletim epidemiológico divulgado na noite dessa sexta-feira, 19.

Somente anteontem, cinco pessoas testaram positivo para o novo coronavírus: são quatro mulheres, dos quais uma de 49 anos e três jovens com idades de 21, 23 e 26 anos; e um homem também de 49 anos. “Todos encontram-se em isolamento domiciliar, clinicamente estáveis, sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica do Município e pela Unidade de Saúde”, enfatizou a pasta da Saúde.

O aumento no período de 72h, que passou de 100%, pode estar relacionado à intensificação de testagem rápida pelo município, conforme Recomendação da Promotoria de Justiça feita aos sete municípios da comarca de Itaporanga, a fim de revelar uma situação o mais aproximada da realidade possível.

Em publicação feita nessa quinta-feira em uma rede social, a Secretaria de Saúde afirmou que o município recebeu do Governo do Estado parte de um total de 2.880 unidades de testes rápidos que foram distribuídos para a região. O lote destina-se à testagem de profissionais de saúde, funcionários de cadeia pública e apenados.

Apesar de ser o mais habitado município regional e ter registrado um aumento recente e considerável de casos, Itaporanga é, até agora, apenas o quinto mais atingido pela covid-19 no Vale, mas a tendência é liderar o número de contágios na região por ter o maior número de habitantes, mas isso se a testagem continuar intensificada.

Entre os 19 casos confirmados, o município registrou um óbito e, por isso, foi classificado com bandeira Laranja, uma das mais rígidas no estágio da pandemia, conforme definição da Secretaria de Estado da Saúde dentro do plano estadual de reabertura da economia. Esse registro de óbito atribuído a Itaporanga está sendo contestado pelo promotor Leonardo Pinto, que enviou ofício ao gestor da Saúde estadual, Geraldo Medeiros, solicitando retirada do óbito computado para o município e, ainda, revisão da bandeira, uma vez que o homem, segundo o Ministério Público, contraiu o coronavírus em João Pessoa, onde veio a falecer após ficar internado por quase três meses.

J.A.C., de 52 anos, deu entrada em um hospital da capital no dia 21 de fevereiro, para tratar uma outra enfermidade, quando não havia, sequer, registro da covid-19 no Brasil, e nesse intervalo de tratamento nunca retornou à sua cidade de origem, de acordo com Leonardo.

Total de casos no Vale - O Vale contabiliza mais de 160 casos da covid-19 e quatro óbitos. Até essa sexta-feira, 19, Piancó continuava liderando na região o número de contágios: chegou a 35 casos, entre eles dois óbitos. Em seguida aparece Olho Dágua, com 25 pessoas que já contraíram a doença; Coremas registrou 24 e São José de Caiana, com 22 infectados.

Folha do Vale

Anúncio full