Menu
Vale do Piancó

No dia em que começaria o "Poeirão", time de Pedra Branca cobra reconhecimento do título de 1978

Ex-jogadores afirmam que têm provas que venceram a edição de época; diretoria contesta.

Da Redação do Diamante Online

02/05/2021 às 00:19 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Representantes do time Genipapeiro Futebol Clube, da cidade de Pedra Branca (PB), divulgaram uma nota de repúdio neste sábado (1) cobrando da diretoria do Atlântida Esporte Clube de Itaporanga o reconhecimento do título de campeão do Poeirão do ano de 1978. A cobrança já acontece há anos.

Conforme a nota, eles têm provas que venceram a edição da época, com fotos e depoimentos, entretanto, segundo os antigos atletas, a diretoria do estádio que sedia a competição só reconhece se eles mostrarem o troféu, o que não é possível, pois, de acordo com a publicação, foi extraviado.

Confira:

Através desta nota demonstramos repúdio à diretoria do A.E.C. em não querer reconhecer o título do Genipapeiro de Pedra Branca no ano de 1978. Apresentamos provas: fotos da equipe campeã no dia do título com o troféu; depoimento do capitão e artilheiro Zenildo e mais 7 jogadores que foram campeões e ainda estão em vida: Tita Barros; Mãe Velha; Galego Félix, Barrinho, Antônio Alvino, Moisés e Peitica. Porém, a Diretoria do A.E.C só aceita a nossa solicitação se apresentarmos o troféu.

O referido troféu ficou exposto na sede da Prefeitura Municipal da nossa cidade por mais de 20 anos, porém, com o tempo, foi extraviado.

A cidade inteira pede que justiça seja feita e que o Atlântida Esporte Clube reconheça o Genipapeiro Futebol Clube de Pedra Branca como verdadeiro campeão do Poeirão de 1978.

Jogadores da época

O Diamante Online entrou em contato com a diretoria do clube, na pessoa do presidente Sérgio Modesto, questionando sobre o caso, e em resposta ele afirmou que se trata de algo que ainda não pode ser definido, pois há relatos controversos quanto à vitória do referido time.

“A gente está averiguando. Eu converso com algumas pessoas da época, e elas falam que eles [Genipapeiro] nunca foram campeões, pois dizem que na época não podia se inscrever times de fora. Embora eles mostrem as fotos de vencedores, pessoas do meio esportistas que dirigiam Atlântida Esporte Clube dizem que não. No momento eu não posso definir nada sobre colocar eles na relação”, disse Sérgio.  

O presidente ainda afirmou que está conversando com mais pessoas que participaram do torneio no referido ano para haver a devida comprovação.

Sergio também passou a relação dos times vitoriosos do torneio do ano de 1976 até 2019, e na data que seria do suposto título do time pedrabranquense, está mencionado que quem venceu foi o Grêmio de São Pedro.

Veja:

Relação dos times vencedores - 1976 a 2019

O Poeirão acontece todo os anos na cidade de Itaporanga e é considerado o maior campeonato amador do mundo.  O torneio se tornou o evento esportivo mais importante do Sertão paraibano devido à antiguidade e ao tamanho, com 45 anos de existência. Hoje seria, tradicionalmente, o dia que em começaria, no entanto, devido à pandemia do coronavírus, não foi possível realizar neste período.

A última edição foi realizada em 2019. No ano passado foi cancelado atendendo as medidas sanitárias contra a Covid-19, mas o presidente afirmou que deseja fazer neste ano, caso seja possível diante da doença.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full