Menu
Vale do Piancó

Aniversário de 58 anos de Santana de Mangueira: história

O DiamanteOnline reuniu detalhes da emancipação política do município.

Da Redação do Diamante Online

05/11/2021 às 12:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Igreja Nossa Senhora de Santana. | Foto: reprodução santanademangueira.blogspot

O município de Santana de Mangueira, localizado na região do Vale do Piancó, comemora nesta sexta-feira (5) 58 anos de emancipação política. A história da cidade traz momentos importantes e desencadeantes.

No ano de 1884, onde hoje se situa a sede do município, foi instalada a fazenda Serrote, pertencente ao Sr. Antônio de Souza Mangueira. Em 1883 ele doou um terreno onde foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora Santana, quando surgiu uma povoação ao seu redor e foi batizada com o nome de Mangueira. Anos mais tarde devido a uma grande enchente, tal capela foi em partes às ruínas, mas foi reconstruída em tamanho maior, a atual foi edificada no ano de 1957, devido o avanço do progresso com a implantação de fazenda ao seu redor, no ano de 1922 o povoado, por força da Lei nº 3.057, foi elevado à categoria de cidade, sendo instalado oficialmente o município em 31 de outubro de 1963, com o nome de Santana de Mangueira, em honra à família dos seus primeiros colonizadores.

Sua emancipação política foi festejada em 05 de novembro de 1963, comemorada anualmente com muita alegria por todos os seus habitantes. A festa em homenagem a padroeira do município é comemorada no período de 16 à 26 de julho, com uma vasta programação religiosa e social.

Fonte: IBGE

Assinatura de emancipação.| Foto: reprodução santanademangueira.blogspot

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full