Menu
Política

Couto acha vergonhoso encontro secreto de Temer com Gilmar

Couto ressalta que não é ético que o dirigente de uma instituição como o Supremo, a quem cabe julgar o presidente da República em casos de desvios de conduta

Da Redação do Diamante Online

10/08/2017 às 11:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O deputado federal paraibano Luiz Couto, do Partido dos Trabalhadores, protestou na Câmara contra o encontro sigiloso que teria sido mantido entre o presidente Michel Temer e o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, no último domingo, conforme divulgou o site Brasil 247. “Foi um encontro vergonhoso, às escuras, em pleno domingo”, relatou Luiz Couto, lembrando que o presidente Michel Temer figura em denúncias como beneficiário de propina. “Aliás, esse tipo de confabulação parece ser uma prática do governo golpista que está aí”, emendou Luiz Couto, citando o fato de Temer ter recebido em audiência no Palácio Jaburu o empresário Joesley Batista, que gravou a conversa e que foi chamado de “bandido” pelo mandatário peemedebista.

Couto ressalta que não é ético que o dirigente de uma instituição como o Supremo, a quem cabe julgar o presidente da República em casos de desvios de conduta, receba para conversa sigilosa o ocupante de plantão da cadeira do poder no Palácio do Planalto. Ao insistir na prática dos encontros sigilosos mantidos por Temer para tratar de interesses pessoais e tentar salvar a sua pele, Couto falou da repercussão negativa do vazamento da notícia sobre a reunião entre o presidente da República e um dos donos da JBS, investigada pela operação Lava Jato. O parlamentar lamentou, ainda, que a gestão de Temer esteja praticamente no imobilismo, sem conseguir avançar nas reformas que o país exige, em virtude da prioridade de Temer com a sua sobrevivência no cargo a todo custo, valendo-se, inclusive, de expedientes fisiológicos reprováveis pela opinião pública.

Por outro lado, o deputado Luiz Couto considerou auspiciosa a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais uma vez, à Paraíba, no final deste mês de agosto, com passagem por João Pessoa e Campina Grande. Numa reunião com o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, o deputado paraibano sugeriu que o ex-presidente Lula tenha ampliada a sua agenda de contatos em nosso Estado, encontrando-se com o prefeito de Picuí, no curimataú, Olivânio Araújo, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores e, ao mesmo tempo, recebendo representantes de movimentos sociais que estão interessados em dialogar com o ex-presidente e ao mesmo tempo solidarizar-se com ele diante da “injusta perseguição que lhe é movida por parte do juiz Sérgio Moro”. Couto acha que o anseio de solidariedade a Lula é reflexo do repúdio de segmentos influentes da sociedade a supostos “critérios seletivos” de julgamento do ex-presidente Lula por parte do magistrado que é um dos executores da Operação Lava Jato. A direção nacional do PT tomou conhecimento das sugestões elencadas por Luiz Couto para ampliação do roteiro da permanência de Lula na Paraíba e examina a viabilidade de atendê-las, ressaltou o deputado.

Os Guedes

Tópicos
Anúncio full