Menu
Política

Urnas eletrônicas terão recurso de voz para deficientes visuais

A assistente de voz ganhou o nome de "Letícia".

Por Redação

06/04/2024 às 08:00

Urnas eletrônica - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Urnas eletrônica (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Eleitores cegos terão um recurso de voz na hora de votar. O novo sistema das urnas eletrônicas já estará disponível nas eleições municipais de 2024, servindo de apoio para eleitores com deficiência visual.

A voz sintetizada que vai falar com os eleitores ganhou o nome de Letícia e seu papel é contribuir para que os cidadãos com baixa visão possam ter uma nova experiência eleitoral. A novidade foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Letícia vai ajudar os eleitores com instruções básicas para iniciar o processo de votação. A voz também vai informar o cargo que está em votação no momento, os números que o eleitor digitou e falará o nome da candidatura escolhida pelo eleitor antes dele confirmar o voto.

Para poder aproveitar o recurso, o cidadão terá que se identificar como deficiente visual aos mesários, para que a assistente de voz possa ser habilitada durante a permanência deste na cabine eleitoral.

De acordo com o TSE, o recurso foi uma sugestão dada pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), e substitui o recurso anterior, que foi instalado nos equipamentos em 2020. A mudança foi a inclusão de “um toque mais humano” que possa melhorar a compreensão das palavras pelo eleitorado com deficiência visual.

pleno.news

Anúncio full