Menu
Política

Efraim Filho quer aprovação do distritão para acabar com "efeito Tiririca"

No atual modelo, um candidato bem votado pode eleger outros candidatos. É o chamado “efeito Tiririca”, puxador de votos, explicou o deputado

Da Redação do Diamante Online

19/09/2017 às 11:43 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O deputado federal Efraim Filho (DEM) disse, nesta segunda-feira (18), que a reforma política precisa ser aprovada com urgência no Congresso, para que possa ser aplicada no ano que vem, e dentre as mudanças, ele defendeu o chamado “distritão”, em que é eleito o candidato mais votado. “Sou favorável ao voto majoritário”, disse Efraim.

No atual modelo, um candidato bem votado pode eleger outros candidatos. É o chamado “efeito Tiririca”, puxador de votos, explicou Efraim.

Efraim Filho alertou que o Congresso tem até 7 de outubro para aprovar mudanças que possam valer para as eleições de 2018. Para o parlamentar, o atual modelo está exaurido, esgotado, e só produziu corrupção e escândalos.

Efraim também defende a redução do número de partidos, que atualmente são 35. Segundo ele, a cláusula de desempenho é um dos pontos que vai avançar. “Eu sempre fui de um mesmo partido, porque sempre tive convicção das ideias que eu defendo”.

Já o fim das coligações, para o parlamentar, só deve valer para 2020.

As declarações repercutiram na Band FM.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full