Menu
Vale do Piancó

Casal suspeito de gripe H1N1 começa tratamento, no Vale do Piancó

De acordo com o médico Alípio Mariz, que atendeu os pacientes, a suspeita surgiu porque os dois apresentaram sintomas persistentes de febre alta, cefaleia forte, prostração, espirro e coriza

Da Redação do Diamante Online

17/04/2016 às 13:24 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um casal, que reside na zona rural da cidade de Santa Inês, está sendo acompanhado, por suspeita de estar acometido da gripe H1N1. A suspeita surgiu, durante um atendimento na unidade hospitalar da cidade, na última segunda-feira (11).

De acordo com o médico Alípio Mariz, que atendeu os pacientes, a suspeita surgiu porque os dois apresentaram sintomas persistentes de febre alta, cefaleia forte, prostração, espirro e coriza. Segundo ele, ao perceber esses sintomas, os dois foram submetidos a hidrataçao endovenosa associada a antitérmicos e analgesicos. Em seguida, em consonância com a secretaria de saúde municipal e estadual passou ao regime de observaçao domiciliar, já que os mesmos não pertenciam ao grupo de risco e não apresentavam sinais ou sintomas de síndrome de insuficiência respiratória aguda e orientou que o casal retornasse em no máximo cinco dias, para que um nova avaliação fosse feita.

Diante do quadro clínico dos pacientes a Secretaria de Saúde do Município, está tomando todas as providências. Na nova avaliação, feita em menos de 5 dias, os sintomas persistiram e o casal foi submetido ao tratamento com o Antiviral Tamiflu, medicamento específico para a doença.

De acordo com Maria de Lourdes, Secretária de Saúde do Município, além de acompanhar o tratamento do casal, os agentes de saúde irão mapear a localidade onde eles residem, na tentativa de averiguar a possibilidade de outras pessoas também estarem apresentando os mesmos sintomas.

O remédio antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe que residem nas regiões onde há circulação comprovada do vírus Influenza A (H1N1). Os pacientes devem ser medicados nas primeiras 48 horas do início da doença, sem aguardar resultados de exames laboratoriais ou sinais de agravamento da doença.

A orientação se estende a todas as pessoas, inclusive que estão fora dos grupos de risco - gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, idosos, profissionais de saúde e índios.

O tratamento da gripe suína, também conhecida como influenza A ou H1N1, é feito principalmente com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar o corpo a se recuperar mais rápido, pois esta doença pode causar complicações graves como pneumonia e morte.

O ideal é ir ao médico para ser avaliado e para iniciar o tratamento adequado rapidamente, que normalmente envolve o uso de medicamentos e de cuidados em casa, como beber bastante água para prevenir a desidratação, descansar e evitar o contato com outras pessoas, para não transmitir a doença.

Como tratar a gripe H1N1 para evitar a Pneumonia

Remédios de farmácia

Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar naturalmente da gripe suína, mas o médico pode recomendar o uso de remédios como o Tamiflu e o Relenza, que ajudam a combater o vírus, aliviar os sintomas da doença e prevenir complicações.

O ideal é que esses medicamentos sejam tomados até 48 horas depois do surgimento dos primeiros sintomas, mas eles também irão ajudar na recuperação mesmo quando tomados após esse período.

Além disso, pode-se utilizar também medicamentos como Paracetamol e Ibupofreno para diminuir a febre e aliviar os sintomas de dor de cabeça e dor no corpo, lembrando que a Aspirina é contraindicada para crianças e adolescentes menores de 18 anos, devido ao risco da Síndrome de Reye.

Quando não tratada adequadamente, a gripe suína pode causar complicações como:

Piora de doenças como asma e diabetes;
Pneumonia;
Confusão mental e convulsões;
Dificuldade para respirar.

No entanto, essas complicações costumam acontecer principalmente em crianças menores de 5 anos, idosos, mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de diabetes, asma, AIDS e tratamento para câncer.

Vale do Piancó Notícias

Anúncio full