Menu
Vale do Piancó

Falha no sistema de Ministério da Saúde causa transtorno a 20 municípios que tiveram contas bloqueadas

Pelo menos 20 municípios paraibanos não conseguiram fazer a entrega no tempo previsto.

Da Redação do Diamante Online

09/03/2018 às 11:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Prefeitos de vários municípios da Paraíba, entre eles quatro do Vale do Piancó, estão enfrentando uma falha no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS), do Ministério da Saúde. A falha no sistema tem impedido de os municípios enviarem as informações obrigatórias exigidas pelo MS, o que ocasiona o bloqueio da conta do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. O problema atinge grande parte dos municípios brasileiros.

Na Paraíba, as cidades de Aguiar, Aparecida, Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Caiçara, Casserengue, Cuitegi, Diamante, Fagundes, Ibiara, Ingá, Itabaiana, Logradouro, Mogeiro, Riachão do Bacamarte, Riacho dos Cavalos, Santa Helena, Santana dos Garrotes, Sobrado e Teixeira, amanheceram com suas contas bloqueadas nesta sexta-feira, 09.

O prazo final para entrega dos dados no SIOPS terminou em 02 de março. Uma inconsistência no sistema tem impedido o passo final na entrega dos dados, a homologação, no Ministério da Saúde. Pelo menos 20 municípios paraibanos não conseguiram fazer a entrega no tempo previsto.

O SIOPS é o sistema informatizado, de alimentação obrigatória e acesso público, operacionalizado pelo Ministério da Saúde, instituído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização, e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde dos orçamentos públicos em saúde.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full