Menu
Opinião
Tadeu Gomes

Indicação de Fred Queiroga para Codevasf repercute negativamente na imprensa nacional

Jornais mencionaram que Queiroga está proibido de ter cargo público por cometer fraude na Prefeitura de Boa Ventura.

Por Tadeu Gomes • Política e cotidiano

07/09/2025 às 06:42 | Atualizado em 07/09/2025 às 07:11

Queiroga (à esquerda) e Hugo Motta, separados pelo ministro Silvio Costa (Foto: Jonilton Lima/Ministério de Portos e Aeroportos/5-5-2025)

A indicação de Fred Queiroga Pinto para a superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) voltou a repercutir na imprensa nacional. Em matéria publicada neste domingo (7), o jornal O Globo destacou, negativamente, a escolha de Hugo Motta (Republicanos).

Com a manchete “Motta põe na Codevasf aliado proibido de ter cargo por cometer fraude em prefeitura na Paraíba”, o periódico digital mencionou a cidade de Boa Ventura, onde Fred e o pai, o ex-prefeito Dudu Pinto (2005 – 2012), foram condenados por forjarem contratos para locação de automóveis que somaram R$ 170 mil, em valor corrigido pela inflação.

Leia também: Justiça condena ex-prefeito de Boa Ventura e filho dele por falsificação de documentos

A intenção da publicação do jornal, que é o segundo maior do Brasil, foi criticar Motta.

A justiça condenou Fred e Dudu em 2023. Segundo o Ministério Público, os dois manipularam uma licitação aberta em janeiro de 2005 para aluguel de automóvel. No papel, a disputa terminou vencida por um empresário local, que se apresentou como dono da Chevrolet Veraneio alugada à prefeitura por R$ 15 mil.

No entanto, conforme o MP, o veículo estava registrado em nome de um ex-deputado, Adauto Pereira Lima, que havia falecido em 2003. O depoimento de um dos filhos do ex-deputado, Francisco Lima, mostrou que o carro estava emprestado à família de Queiroga. Após a licitação fraudulenta, o carro foi comprado por Dudu Pinto e pago “com cheques da Prefeitura”, segundo o depoimento.

Além do Globo, outros portais de grande relevância nacional repercutiram a indicação de Hugo.

O UOL afirmou que "Hugo Motta indica condenado por desvio de dinheiro público para Codevasf na PB". O Estadão também publicou uma manchete no mesmo sentido.

Anúncio full
Foto de Tadeu Gomes

Tadeu Gomes

Política e cotidiano

Redator e diretor do Diamante Online, graduando em Letras-Português e com atuação na segurança pública. 

Leia todos os artigos