Menu
Brasil

TRE cassa mandatos de governador e vice por compra de votos

O juiz disse não ter encontrado provas que justificassem a “pena capital da perda de mandato

Da Redação do Diamante Online

26/01/2016 às 10:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas decidiu, em sessão nesta segunda-feira (25), cassar o mandato do governador José Melo (Pros) e de seu vice Henrique Oliveira (SDD).

Os juízes aceitaram, por cinco votos a um, as denúncias de compra de voto pela campanha de reeleição de José Melo. A acusação havia sido protocolada por seu adversário direto na época, o hoje ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

A decisão, com efeito suspensivo, garante a permanência de José Melo no cargo até o julgamento de recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral. O governador foi acusado de se beneficiar de um esquema de compra de votos com dinheiro público. A verba teria sido obtida a partir de um contrato do governo com empresa de segurança durante a Copa do Munod realizada no Brasil em 2014.

No último dia 16 de dezembro, cinco juízes já tinham decidido pela perda do cargo do governador, mas o julgamento foi retomado neste ano, por conta de pedido de vista do juiz Márcio meirelles.

Nesta segunda-feira, o juiz disse não ter encontrado provas que justificassem a “pena capital da perda de mandato”.

No ano passado, a coligação liderada por Eduardo Braga havia denunciado José Melo por compra de votos e abuso d epoder político. A Polícia Federal, durante o segundo turno da campanha eleitoral, apreendeu quase R$ 12 mil em comitê de campanha de Melo, em Manaus.

Além do montante, a PF encontrou notas de recibos que comprovariam o pagamento de benefícios em troca de votos.

Uol

Tópicos
Anúncio full