Menu
Brasil

Bolsonaro é acusado de tentar trocar ministros do TCU para disfarçar crises no Orçamento

Um dos ministros, Raimundo Carreiro, comunicou ao senador que pode deixar o TCU para assumir a embaixada de Portugal.

Da Redação do Diamante Online

18/04/2021 às 12:19 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Com a função de apontar os responsáveis pelos erros do governo federal ao longo da crise sanitária e crítico de Bolsonaro desde o início do mandato, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) denunciou uma suposta manobra do governo de Jair Bolsonaro para conseguir maioria no TCU (Tribunal de Contas da União) e se blindar contra a acusação de eventual crime de responsabilidade pela sanção do Orçamento de 2021.

Um dos ministros, Raimundo Carreiro, comunicou ao senador que pode deixar o TCU para assumir a embaixada de Portugal, abrindo vaga para que Bolsonaro indique um novo ministro. Um dos nomes seria o do senador Antonio Anastasia (PSD-MG). Porém, há articulações em andamento para que a senadora Katia Abreu (PP-TO), que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, dificulte a indicação de Carreiro para qualquer embaixada, já que ela teria que ser aprovada pelo colegiado.

O Ministério Público junto ao TCU pediu, na semana passada, que o órgão emita um alerta preventivo de que a sanção do Orçamento de 2021 poderia levar o presidente Jair Bolsonaro a responder por crime de responsabilidade.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full