Menu
Mundo

Suspeitos de ataque terrorista em casa de shows na Rússia, são capturados e aparecem com sinais de tortura

Ataque terrorista deixou 137 mortos em uma casa de shows de Moscou.

Por Redação

28/03/2024 às 09:00

Suspeitos apareceram com sinais de tortura - Reprodução

Suspeitos apareceram com sinais de tortura (Foto: Reprodução)

Quatro suspeitos de realizarem um ataque terrorista em uma casa de shows em Moscou, capital da Rússia, na noite de sexta-feira (22), foram acusados formalmente pela corte distrital. O ataque deixou 137 mortos e cerca de 150 feridos.

Na noite de domingo (24), Dalerdzhon Mirzoyev, Saidakrami Rachabalizoda, Mukhammadsobir Faizov e Shamsidin Fariduni apareceram com marcas de tortura em um tribunal de Moscou. No julgamento, os quatro tiveram a prisão preventiva decretada. Eles ficarão presos até o julgamento, que pode ocorrer no dia 22 de maio. A pena pode chegar à prisão perpétua.

O Kremlin se recusou a comentar as denúncias de tortura, que apareceram com o rosto ensanguentado em vídeos e fotos publicados nas redes sociais. Em outro vídeo cuja autenticidade não foi confirmada, vê-se como uma pessoa fora de câmera corta uma orelha do que parece ser um dos suspeitos.

Durante a audiência, um dos suspeitos estava com um curativo branco na orelha e outro chegou em uma cadeira de rodas, com os olhos fechados. Leonid Volkov, um opositor russo no exílio, disse nesta segunda-feira que a publicação desses vídeos é uma tentativa dos serviços de segurança russos “de desviar a atenção sobre sua impotência e fracasso”.

O atentado é um duro revés para Vladimir Putin, que prometeu segurança, em meio a um recrudescimento dos ataques ucranianos em solo russo e poucos dias após sua reeleição como presidente sem oposição para os próximos seis anos.

Itatiaia, com AFP

Anúncio full