Menu
Mundo

Brasileiro fratura pernas e perde visão de um olho ao pisar em mina na Ucrânia: 'Tudo quebrado'

Fernando Barroso de Macedo pede doações para arcar com os custos médicos.

Por Redação

08/04/2024 às 07:49

Fernando perdeu a visão do olho esquerdo ao pisar em uma mina durante o combate na Ucrânia - Arquivo pessoal

Fernando perdeu a visão do olho esquerdo ao pisar em uma mina durante o combate na Ucrânia (Foto: Arquivo pessoal)

Um soldado brasileiro que está atuando como voluntário fraturou as duas pernas e perdeu a visão do olho esquerdo ao pisar em uma mina terrestre durante o combate na Ucrânia. O caso aconteceu no dia 29 de março e, desde então, ele encontra-se internado e está fazendo uma campanha nas redes sociais para custear as despesas médicas.

Fernando Barroso de Macedo é natural de Fortaleza, no Ceará. Ele foi sargento no Exército Brasileiro por sete anos. Quando o tempo de serviço no Brasil acabou, decidiu ir para a Ucrânia, aonde chegou em agosto de 2023.

"Na sexta-feira, dia 29, estava em combate no front, na região de Kherson, uma zona de muito conflito, quando acabei pisando numa mina terrestre. Meu pé direito ficou estraçalhado, mas devido o coturno e as meias ficaram segurando, tudo quebrado, fratura exposta. A perna esquerda foi atingida por um estilhaço. Só que o estilhaço maior da mina atingiu meu olho esquerdo, ocasionando a perda da visão. No direito também teve estilhaço, mas passei por uma cirurgia", disse Fernando.

Antes do acidente com a mina, ele recebia o salário integral. Porém, como saiu da linha de frente do combate, o valor foi reduzido e agora ele precisa de ajuda para cobrir os custos e arcar com a recuperação.

"Infelizmente tive o azar de ser alvo dessa mina, mas numa guerra estamos a sujeito a tudo. [...] Como todos nós sabemos nada cobre cem por cento. Devido não estar mais na área de combate, meu salário é reduzido 80%, por isso preciso dessa ajuda. Mais só de estar vivo são os planos de Deus", disse o brasileiro.
Ele está internado em um hospital na cidade de Odessa e já passou por três cirurgias no pé direito, além de procedimentos nos olhos. No vídeo divulgado em sua rede social, o cearense aparece deitado em uma cama com o rosto machucado.

"Ainda estou tentando me recuperar depois das cirurgias nos pés, direito e esquerdo, e no olho esquerdo. Acabei perdendo meu olho esquerdo, acabou entrando um pouco de estilhaço no direito, mas o médico conseguiu salvar. Mas só gratidão. [...] Tudo é novo, foi tudo muito rápido. Ainda estou naquele processo de aceitação, de entender", disse em vídeo publicado nas suas redes sociais.

Guerra na Ucrânia

A Guerra na Ucrânia completou dois anos no dia 24 de fevereiro. Em 2022, a Rússia invadiu o território do país vizinho sob o pretexto de estar conduzindo uma "operação militar especial".

Em março deste ano, após ser reeleito presidente da Rússia, Vladimir Putin afirmou que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão.

O objetivo de Putin é criar uma proteção para as forças que estão em território ucraniano sob domínio dos russos.

Por outro lado, recentemente, a Ucrânia tem feito ataques de longa distância para atingir refinarias e depósitos na Rússia.

G1 CE

Anúncio full