Menu
Paraíba

Saúde aponta redução de novos casos de Aids

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, os novos casos de Aids no Estado apresentaram redução de 21,5%.

Da Redação do Diamante Online

03/02/2020 às 11:29 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, os novos casos de Aids no Estado apresentaram redução de 21,5%. Em todo o estado, 7.132 pessoas estão em tratamento e convivem com a HIV, mas não desenvolveram a forma agravada da doença, a Aids. Até outubro do ano passado, foram registrados 221 casos de Aids no sexo masculino (21,4%) e 65 casos no feminino (78,6%).

Já no que se refere ao perfil, a maior incidência está entre homens, heterossexuais, na faixa etária de 20 a 49 anos. A transmissão pode ocorrer por conta do sexo sem proteção; pelo uso de seringa contaminada por mais de uma pessoa; pela transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Apesar de ainda não ter cura, o HIV tem tratamento que pode prolongar a expectativa de vida do paciente infectado. Em caso de situação de risco, como sexo desprotegido ou compartilhado seringas, é aconselhável fazer o  anti-HIV, como explica a gerente operacional das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena Pereira.

“Primeiro, procure um serviço de saúde mais próximo. Lá, ela vai ter a oportunidade de se testar para os quatro agravos, sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV. Se passou por alguma situação de risco, de vulnerabilidade, duas vezes por ano fazer um check-up, se testar e sempre ter ao lado, seja na carteira, na bolsa, uma camisinha. Porque na hora, se rolar uma possibilidade de ficar com alguém, que este sexo, esta transa, seja de forma cuidadosa e que utilize a camisinha nas relações sexuais.”

Os exames também podem ser feitos de forma anônima. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento para facilitar a correta interpretação do resultado pelo usuário. Além disso, também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde, que é o 136.

O Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, é referência para o tratamento de HIV/Aids, sendo responsável pelo acompanhamento de 90% dos pacientes do Estado. Para a prevenção, são distribuídas camisinhas gratuitas nas unidades de saúde. Além do HIV, os preservativos também protege de outras doenças sexualmente transmissíveis.

MaisPB

Tópicos
Anúncio full