Menu
Vale do Piancó

Com calazar, cão guia de cego será sacrificado em Conceição; choro de dono comove a todos

Historicamente o labrador ajudou o homem na terra como trabalhador rural, caçador e até pescador

Da Redação do Diamante Online

09/11/2018 às 09:31 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um diagnóstico de um cão da raça labrador, acometido de calazar, acabou comovendo toda a equipe de Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde de Conceição. O animal era o “amigo” e guia de um senhor identificado como “Seu Vicente”, morador do Distrito de Mata Grande, que é cego.

Depois que foi feito o teste o animal foi diagnosticado com leishmaniose. Sem condições de tratar o homem acabou acatando a decisão de sacrificar o animal. Porém, no seu semblante imperou a tristeza, levando toda a equipe às lágrimas, em função do sofrimento, tanto do animal, quanto do seu dono.

“Nós fizemos o teste e deu positivo para leishmaniose. Porém, não era um cão qualquer! Era um animal que servia de guia, pois o proprietário é deficiente visual. Resolvemos então realizar o segundo teste, que também deu positivo para a doença. Sem condições para realizar o tratamento, o homem achou melhor a realização da eutanásia. Isso ‘cortou nossos corações’. Olhar as lágrimas daquele cidadão, que ‘perdia seu melhor amigo’, em decorrência da doença do animal comoveu a todos nós. O que mais queremos é encontrar alguém que faça a doação de um animal, previamente treinado, se possível da mesma raça, para amenizar o sofrimento desse cidadão, que dependia do animal no seu dia a dia”, explicou o médico veterinário, Lázaro Ramalho, responsável pelo diagnóstico.

O labrador tem uma personalidade doce, juvenil, brincalhona e tolerante. É uma das raças mais populares, pois é considerado um grande companheiro do homem.

Historicamente o labrador ajudou o homem na terra como trabalhador rural, caçador e até pescador. Hoje é muito utilizado como guia para cegos, para fazer salvamentos e resgates nas águas, nas montanhas e é uma das raças mais utilizadas em pet terapia. Também é um bom “sniffer” sendo usado para encontrar drogas, armas e explosivos.

Assista o vídeo: 

Vale do Piancó Notícias

Tópicos
Anúncio full