Tailândia começa operação de resgate

Bicicletas, calçados e outros pertecendes foram localizados na entrada de uma gruta por uma equipe de oficiais do Parque Natural Tham Luang-Khun Nam Nang, na província de Chiang Rai.

A Tailândia começou na madrugada deste domingo (8) – horário no Brasil, manhã na Tailândia – a operação de resgate dos 12 meninos de 11 a 16 anos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna no distrito de Chiang Rai desde o dia 23 de junho, informou o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn.

Dezoito mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, entraram na caverna e inicaram a jornada até o grupo isolado no interior da montanha. Toda a operação, considerada complexa, pode durar até 4 dias.

A viagem de volta deve iniciar com 4 garotos. O objetivo da missão é trazer esse grupo até à noite.
Os 12 meninos, o treinador e as famílias do grupo foram informados sobre o início da operação de resgate.

Equipes médicas estão se preparando há três dias para receber o grupo.

Chuva

Mas uma das maiores preocupações é com as condições climáticas. Chove fraco na região no momento, mas há nuvens escuras da época de monções sobre o norte montanhoso do país na manhã deste domingo.

As equipes começaram a esvaziar a área para a operação de resgate no final da noite deste sábado (7), manhã na Tailândia. A ordem de evacuação foi do comandante da polícia Komsan Sa-ardluan em um alto-falante.

Foram desobstruídas a área no entorno da entrada caverna e também as estradas de acesso à região.

Embora as equipes de resgate tenham conseguido retirar uma grande quantidade de água do sistema de cavernas, só é possível percorrer sem grandes perigos 1,5 km dentro da montanha. Mas a maior parte da jornada ainda é muito traiçoeira. Um mergulhador experiente leva até 11 horas para uma viagem de ida e volta.

O grupo dos meninos e do técnico foi encontrado na segunda-feira passada (2). Eles estavam desaparecidos desde 23 de junho, após um treino de futebol. Por causa do tempo ruim, eles entraram numa caverna para se abrigar, mas foram surpreendidos por uma inundação. Bicicletas, calçados e outros pertecendes foram localizados na entrada de uma gruta por uma equipe de oficiais do Parque Natural Tham Luang-Khun Nam Nang, na província de Chiang Rai.

As equipes de resgate procuravam pelo grupo apoiadas por militares, policiais, mergulhadores e analistas internacionais. As buscas foram dificultadas por chuvas e inundações, que bloquearam a entrada principal da caverna de aproximadamente 10km de comprimento. As galerias inundadas teriam impedido que as pessoas presas deixassem o local.

Fonte G1,COM

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Diamante Online, não reflete a opinião deste Portal.