Brasil
Suspeito de matar idoso a golpes de picareta é liberado após confessar crime e alegar legítima defesa
O advogado destacou que o suspeito alegou ter cometido o crime após ter sofrido uma tentativa de estupro.
Por Redação
12/03/2025 às 15:15
Gilmar Carvalho Rocha, suspeito de matar o idoso Raimundo Nonato Pereira da Silva, se apresentou à Polícia Militar do Piauí na tarde desta terça-feira (11), em Lagoa Alegre, a 80 km de Teresina, um dia após o crime. Conforme a PM-PI, ele confessou o assassinato e alegou legitima defesa contra uma tentativa de estupro e foi liberado. A vítima foi encontrada com o rosto desfigurado.
Ao g1, o comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar (29º BPM), major Fernandes, informou que os familiares do suspeito tinham o contato de um policial do batalhão e o acionaram.
"Os familiares disseram que ele queria se entregar, mas que não ia sair de casa. Queria que uma viatura o conduzisse porque estava com medo de linchamento. Ele estava escondido no município de Lagoa Alegre", afirmou o major.
Segundo Marcos Emanuel Gomes, advogado do suspeito, Gilmar não permaneceu preso pois o período de flagrante já havia encerrado e também por ausência de um mandado de prisão.
O advogado destacou que o suspeito alegou ter cometido o crime após ter sofrido uma tentativa de estupro.
"Ele relatou no depoimento que tinha saído há pouco tempo do sistema prisional e pediu para a vítima acolhê-lo por alguns dias. No dia do fato, ele (suspeito) saiu para beber e quando retornou a vítima tentou uma relação sexual com ele. Ele contou que tentou se desvencilhar, mas que o idoso pegou uma faca, e aí nesse momento ele pegou a picareta e atirou contra o rosto da vítima", explicou a defesa.
Suspeito é companheiro de vítima, diz Polícia Civil
Raimundo Nonato, de 69 anos, foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (10), dentro da própria residência, no bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. O corpo do idoso, segundo a Polícia Civil do Piauí, apresentava lesões provocadas por golpes de picareta e foi localizado por vizinhos.
O suspeito do crime, segundo o delegado Danúbio Dias, do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), é companheiro da vítima e tem 27 anos. A defesa, no entanto, apontou que os dois não formavam um casal e que o suspeito possui uma esposa e filha.
Segundo o delegado, em depoimento, a mãe do suspeito relatou ter recebido, na manhã de segunda (10), uma ligação de uma amiga, afirmando que o suspeito teria admitido ter matado Raimundo, trancado a casa e jogado a chave fora.
Após a ligação, vizinhos se mobilizaram e arrombaram a casa do idoso. No local, a vítima foi encontrada com o rosto totalmente desfigurado. Ao lado do corpo, havia uma picareta que, conforme o delegado Danúbio Dias, foi usada pelo suspeito para cometer o crime.
"O rosto da vítima está totalmente desfigurado. São marcas profundas de violência e ele está irreconhecível. Acreditamos que o suspeito tenha desferido diversos golpes durante uma discussão", relatou o delegado Danúbio Dias.
Ainda segundo a Polícia Civil, a vítima foi vista pela última vez na noite de domingo (9), em um bar, acompanhado do companheiro. Em seguida, eles teriam ido até a casa do idoso. A suspeita é que o crime tenha sido cometido durante a madrugada, quando vizinhos escutaram barulhos diversos.
As motivações do crime ainda são desconhecidas. O caso está sendo investigado pelo DHPP.
G1
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Criminalidade
Bandidos invadem Estúdios Globo no Rio Janeiro e assaltam funcionários
Colaboradores tiveram seus celulares levados.
15/03/2025