Brasil
Governo estuda antecipar 13º salário do INSS e beneficiários
A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine a liberação de antecipação das parcelas até o início de abril.
Por Redação
22/03/2025 às 16:45 | Atualizado em 01/04/2025 às 09:40
O governo federal estuda antecipar o pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS para os meses de abril e maio. A sugestão foi enviada pelo Ministério da Previdência à Fazenda, após a aprovação do Orçamento 2025, segundo informado por técnicos do governo ao jornal O Globo.
A medida de antecipar o pagamento do benefício já foi adotada no ano passado, e não é considerada como algo que traga impacto fiscal. Isso porque o gasto já era previsto, haveria apenas uma alteração no fluxo de pagamentos. Tradicionalmente, o 13º a aposentados e pensionistas é pago no segundo semestre do ano, em agosto e novembro, um pouco antes do previsto aos trabalhadores na ativa.
A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assine a liberação de antecipação das parcelas até o início de abril, permitindo que o pagamento da primeira parcela ocorra até o final do mês, já que a folha do INSS começa a ser paga na segunda semana de cada mês.
A estimativa é que a antecipação do benefício acabe por injetar cerca de R$ 70 bilhões na economia, pagos a 35 milhões de pessoas.
Têm direito ao 13º aqueles que receberam, durante o ano de 2024, aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão através da Previdência Social.
Terra
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Absurdo !
Mulher é presa ao tentar vender bebê de 27 dias para comprar curso de confeitaria e pagar aluguel
Quatro pessoas foram detidas por tráfico de pessoas.
09/05/2025Tragédia
Onze pessoas da mesma família morrem em acidente envolvendo uma van e uma carreta na Bahia
Outras duas vítimas estão internadas em estado grave
09/05/2025