Brasil
Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos
Na noite de sábado, o ex-dirigente passou mal e foi socorrido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mas não resistiu.
Por Redação
20/07/2025 às 10:52
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e advogado José Maria Marin (foto em destaque) morreu na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos. Ele estava em casa, em São Paulo, quando passou mal e foi levado para o Hospital Sírio-Libanês. Contudo, não resistiu.
Marin comandou a CBF de 2012 a 2015 e assumiu o cargo de presidente da confederação após a renúncia de Ricardo Teixeira.
Inaugurada em 2014, a sede da entidade, no Rio de Janeiro, chegou a ser batizada com o nome de Marin, durante a gestão do advogado. O nome, no entanto, foi removido da fachada após Marco Polo Del Nero suceder José Maria na presidência da confederação.
A decisão se deu após a prisão de Marin, na Suíça, em 2015, durante uma operação da Polícia Federal dos Estados Unidos, o FBI, que investigou suspeitas de corrupção na Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa).
O ex-dirigente foi condenado nos EUA e ficou em prisão domiciliar em Nova York, acusado de ter recebido US$ 6,5 milhões como propina para assinar contratos de direitos comerciais das copas Libertadores, do Brasil e América.
Em 2020, em meio à expansão da Covid-19, Marin foi colocado em liberdade, devido às condições de saúde.
Na presidência de Rogério Caboclo na CBF, de 2018 a 2023, a placa de batismo da sede também foi retirada. Atualmente, ela registra apenas a frase: “Casa do Futebol Brasileiro”.
Metrópoles
Tópicos

Mais Notícias em Brasil
Doença
Primeiro foco de gripe aviária em aves doméstica é registrado no Sertão do Ceará
Doença foi detectada em uma propriedade com criação de subsistência em Quixeramobim.
22/07/2025