Menu
Diamante

Vacinação contra sarampo e influenza iniciam nesta segunda-feira em Diamante

Imunização será feita em duas etapas: a primeira segue até 2 de maio; a segunda, de 3 de maio a 3 de junho.

Da Redação do Diamante Online

04/04/2022 às 12:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As campanhas de vacinação contra a influenza e sarampo começam nesta segunda-feira (4),  em Diamante, Sertão da Paraíba. A vacina que previne contra a gripe será destinada inicialmente aos idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Já a que previne contra o sarampo, para crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

A primeira etapa da campanha se estenderá até o dia 03 de junho de 2022. A vacinação acontecerá no Centro de Imunização, localizada na área central da cidade. O horário de vacinação será das 08h às 11h30 e das 13h30 às 15h. Os documentos necessários são: Cartão COVID-19, SUS, CPF e Cartão Vacina de Rotina.

Dentro da programação do calendário vacinal, a Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, nesta estratégia, as duas vacinas, tríplice viral e influenza, serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para redução de oportunidades perdidas na imunização.

Quem pode se vacinar 

A campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em duas etapas:

• Primeira etapa (de 4 de abril a 2 de maio): vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza;

• Segunda etapa (de 3 de maio a 3 de junho): campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

A vacinação contra a gripe também será dividida em duas etapas:

• Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril): idosos acima de 80 anos (4 de abril à 8 de abril), acima de 70 anos (11 de abril à 15 de abril), acima de 60 anos (a partir do dia 18 de abril) e todos os trabalhadores da saúde;

• Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho): crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes e puérperas; Professores; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente e Trabalhadores do transporte coletivo.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full