Menu
Diamante

Presença de quilombolas em Diamante torna esta segunda-feira feriado no município

Dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Da Redação do Diamante Online

20/11/2023 às 12:08 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O município de Diamante, Sertão, é um dos poucos no estado da Paraíba a ter a presença de quilombolas em sua área. A comunidade Barra de Oitis, localizada na zona rural, abriga dezenas de descendentes de escravos que fugiram para a localidade em busca de refúgio.

Em virtude dessa influência histórica, uma lei aprovada na Câmara de vereadores tornou esta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, feriado municipal.

A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra. Em várias cidades do Brasil é feriado.

A história dos negros na Barra de Oitis começou por volta de 1842, quando chegavam à proximidade do riacho dos Oitis um grupo de escravos fugitivos de uma fazenda no estado pernambucano. Ali, eles construíram casas, plantaram sustento e deram origem à comunidade.

BARRA DE OITIS

O nome da comunidade surgiu devido à superfície do local da época ser plana. Fundiram a barra, em referência ao terreno, com o riacho e a plantação de oitis, dando assim o nome de Barra de Oitis.

Eles tinham várias culturas, dentre elas, a dança de coco — em que é formada uma roda de mulheres dançando com as frutas na mão — e a capoeira, algo que os moradores, juntamente com a escola da localidade, mantêm vivos até hoje.

Todos os anos, eventos voltado para o dia são realizados pelos moradores a fim de celebrar as lutas do povo trabalhador.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full