Geral
Gradiente x Apple: briga pela marca iPhone tem 1º voto no STF a favor de brasileira
julgamento começou em plenário virtual nesSa sexta-feira (2) e vai até 12 de junho.
Da Redação do Diamante Online
03/06/2023 às 22:26 | Atualizado em 11/03/2025 às 23:08
O ministro Dias Toffoli, relator de ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que julga qual empresa pode usar a marca iPhone no Brasil, votou a favor da Gradiente na disputa contra a Apple. O julgamento começou em plenário virtual na sexta-feira, 2, e vai até dia 12 de junho.
A disputa entre as empresas pela exclusividade da marca teve início em 2013, quando a Apple pediu a nulidade do registro da marca mista “Gradiente iphone” no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A empresa argumentou que seu histórico empresarial está associado à marca, enquanto a Gradiente só poderia utilizar a expressão completa “Gradiente iphone”.
Já a Gradiente alega ter submetido a marca ao INPI em 20 de março de 2000, quando a Apple ainda não atuava no ramo. A controvérsia foi objeto de uma tentativa de conciliação em 2020, mas não houve acordo entre as partes.
Em seu voto, Toffoli propôs a tese de que “a precedência de depósito de pedido de concessão de registro de marca não é afetada por uso posterior de mesmo sinal distintivo por terceiros no Brasil ou no exterior”. A ação tem repercussão geral, ou seja, a tese afetará todos os julgamentos com disputas semelhantes que tramitam na Justiça.
Estadão
Tópicos

Mais Notícias em Geral
Fama
Após absolvição de Daniel Alves, esposa do jogador anuncia gravidez do primeiro filho
Daniel Alves e Joana Sanz estão juntos desde 2015 e se casaram em 2017.
05/08/2025