Geral
3 modalidades que têm grande potencial de se tornarem olímpicas na próxima década
O poker é uma atividade de entretenimento secular que ganhou status de esporte da mente em maio de 2010
Da Redação do Diamante Online
23/01/2024 às 09:46 | Atualizado em 24/03/2025 às 17:31
Realizados desde 1896, quando a multicultural Atenas (Grécia) recebeu a primeira edição das Olimpíadas, os Jogos Olímpicos despertam um fascínio quase que imensurável em boa parte da sociedade, sendo capaz de unir distintos povos/culturas em prol do esporte e os seus valores éticos que, historicamente, se mostraram capazes de quebrar conflitos e promover a inclusão.
Isso posto, até pelo alto nível de relevância da competição no calendário esportivo internacional de principais atrações, vira e mexe assuntos relacionados a inclusão de novas modalidades a edições futuras do evento estão em evidência na imprensa global.
Logo, em outubro de 2023, o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reuniu para aprovar a inclusão de cinco esportes nos Jogos Olímpicos de 2028, que será sediado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram inseridas as seguintes modalidades (a maioria delas para agradar o mercado norte-americano): flag football, beisebol/softbol, squash, lacrosse e críquete.
Dessa forma, outras modalidades populares que almejam fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2028 vão ter que esperar mais um pouco e continuar a batalhar para serem reconhecidas como esporte olímpico em 2032, evento que terá sede na cidade australiana de Brisbane, na Austrália.
Como não poderia ser diferente, já se discute quais esportes teriam maior potencial de fazer parte das Olimpíadas de Brisbane. E, dentre os mais cotados, vamos destacar três modalidades que o Brasil está muito bem representado; confira abaixo!
Match poker
Modalidade de cartas mais praticada no mundo e com mais de 7 milhões de jogadores no Brasil, o poker é uma atividade de entretenimento secular que ganhou status de esporte da mente em maio de 2010, durante assembleia da IMSA (International Mind Sports Association). E, como todo esporte da mente, o poker exige alto conhecimento estratégico e determinadas habilidades desenvolvidas dos competidores de alto nível.
Justamente pelo fato de ser um esporte mental com habilidade estratégica, que se encaixa nos requisitos da Associação Global de Federações Esportivas Internacionais, a Federação Internacional de Poker trabalha intensamente para que o match poker faça parte do quadro de competições oficiais de uma edição de Jogos Olímpicos no futuro.
Caso isso se concretize, certamente o Brasil entraria como uma das principais forças da modalidade para conquistar medalhas, visto que o nosso país é a maior potência de poker no hemisfério sul.
Automobilismo – kart elétrico
O kart, que para muitos é considerada a porta de entrada para o automobilismo de fórmula, agora pode se tornar a primeira modalidade automobilística a integrar uma edição de Olimpíadas.
Desde 2018, quando ele foi incluído nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, na Argentina, há negociações entre o COI e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que essa modalidade seja integrada nas Olimpíadas.
Além disso, pensando na sustentabilidade do planeta, o desejo do COI é que os carros sejam 100% elétricos. A título de curiosidade, em dezembro de 2023, o brasileiro João Gonçalves levou o Brasil ao inédito título mundial de kart elétrico com motores Rotax.
Futsal
Praticado desde os anos 1940, caso não saiba, o futsal é uma modalidade criada por brasileiros que adaptaram o futebol de campo para jogar em espaço reduzido sobre o cimento. Algumas décadas depois, a modalidade se tornou um fenômeno global, sendo praticada profissionalmente em 180 nações.
Desde 1989, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) é a gestora da modalidade e, portanto, há uma pressão muito grande para que o COI aceite o futsal como um esporte olímpico.
Porém, apesar de haver alta expectativa da inclusão desse esporte em Jogos Olímpicos no futuro, o fato é que as conversas entre as duas entidades envolvidas precisam avançar na mesma direção — o que ainda não aconteceu.
Por fim, pensando em conquista de medalha para o Brasil, seria uma excelente notícia ter o futsal incluso em uma edição de Olimpíadas. Já que, em nove edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, o nosso país é o maior detentor de conquistas, com cinco títulos Mundiais, e conta com alguns dos melhores jogadores do planeta em todas as posições.
Assessoria
Tópicos

Mais Notícias em Geral
Tecnologia
Diamantina Digital: Como a Cidade Histórica Abraça o Futuro
As ferramentas digitais têm modernizado a eficiência administrativa e a comunicação com os clientes.
09/05/2025Fama
Após absolvição de Daniel Alves, esposa do jogador anuncia gravidez do primeiro filho
Daniel Alves e Joana Sanz estão juntos desde 2015 e se casaram em 2017.
09/05/2025