Mundo
Estado Islâmico assume atentado realizado em missa nas Filipinas
Ao menos quatro pessoas morreram e outras 50 se feriram na explosão ocorrida em ginásio de universidade.
Da Redação do Diamante Online
04/12/2023 às 10:34 | Atualizado em 22/02/2025 às 10:05
Atentado em Filipinas Foto: EFE/EPA/PGLDS-PIO
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque em uma missa católica nas Filipinas, neste domingo (3), que matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 50. A informação foi publicada pela agência de notícia Reuters, que informou que o grupo disse no Telegram que seus membros detonaram uma bomba na celebração.
A explosão ocorreu em Marawi, a maior cidade muçulmana do país, que foi sitiada por militantes islâmicos durante cinco meses em 2017. O evento religioso deste domingo era realizado no ginásio da Universidade Estadual de Mindanao, que disse estar “profundamente entristecida e chocada com o ato de violência ocorrido durante uma reunião religiosa”.
O chefe do Estado-Maior das forças armadas das Filipinas, o general Romeo Brawner, revelou que o ataque pode ter sido realizado em retaliação a uma operação militar contra as organizações islâmicas Dawlah Islamiyah-Filipinas, Abu Sayyaf e Maute, no oeste de Mindanao, na província de Maguindanao do Sul. Na ação em questão, foram mortos 11 supostos membros da Dawlah Islamiyah-Filipinas e seu líder.
Em maio de 2017, centenas de homens armados estrangeiros e militantes locais pró-Estado Islâmico tomaram Marawi. O Exército filipino recapturou a cidade em ruínas após uma batalha de cinco meses que custou mais de mil vidas.
Ataques de militantes a ônibus, igrejas católicas e mercados públicos são sinais característicos da agitação que abalou a região durante décadas. Em 2014, Manila assinou um pacto de paz com o maior grupo rebelde do país, a Frente Moro de Libertação Nacional, pondo fim à sua sangrenta insurgência armada. No entanto, pequenos grupos de insurgentes muçulmanos ainda se opõem ao acordo de paz.
pleno.news
Tópicos

Mais Notícias em Mundo
Luto no cinema
Val Kilmer, ator de "Batman Eternamente" e "Top Gun", morre aos 65 anos
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com um câncer de garganta.
11/05/2025Preocupação
Japão prevê megaterremoto que pode matar 300 mil e dar prejuízo trilionário
O governo prevê uma chance de cerca de 80% de um terremoto de magnitude 8 a 9.
11/05/2025