Menu
Paraíba

Casos prováveis de dengue na PB em 2024 ultrapassam os registrados em todo o ano de 2023

Os dados da Secretaria de Saúde apontam 7.315 casos prováveis registrados até a manhã desta terça-feira (9).

Por Redação

10/04/2024 às 08:15

Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya - Reprodução Banco de Dados

Mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Reprodução Banco de Dados)

Os casos prováveis de dengue registrados em pouco mais de quatro meses de 2024 na Paraíba ultrapassaram o número total de todo o ano de 2023. Dados da Secretaria de Saúde apontam 7.315 casos prováveis registrados até a manhã desta terça-feira (9)

Em 2023, foram 7.222 casos de dengue, sendo 6 óbitos confirmados. De janeiro até agora, o estado já tem três mortes pela doença confirmadas e outras cinco estão em investigação.

A Secretaria de Saúde também afirma que foram apontados 787 casos prováveis Chikungunya, sendo dois óbitos em 2024. Em todo o ano passado foram registrados 1.451 casos prováveis, com quatro óbitos.

Em relação a Zika, o número também já supera o registrado em todo o ano anterior. Até o momento a Secretaria de Saúde registra 125 casos prováveis em 2024. Já em 2023, foram 117 casos.

Paraíba vacina contra a dengue em 24 cidades

Desde fevereiro, algumas cidades da Paraíba vacinam contra a dengue em postos de saúde. O público-alvo da primeira fase de vacinação foi estabelecido entre 10 e 14 anos. Inicialmente, essa imunização foi estabelecida em 14 cidades, mas depois outras 10 acabaram recebendo vacinas que foram remanejadas.

A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalizações por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

De acordo com a SES, o critério de escolha das cidades que receberam as doses de vacina da dengue foram os considerados com alta taxa de transmissão de dengue nos últimos 10 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta que, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Saiba as cidades que vacinam contra a dengue na Paraíba

João Pessoa

Santa Rita

Cabedelo

Bayeux

Conde

Caaporã

Sapé

Alhandra

Pitimbu

Cruz do Espírito Santo

Lucena

Mari

Riachão do Poço

Sobrado

Alagoa Grande

Aroeiras

Cajazeiras

Campina Grande

Esperança

Guarabira

Itabaiana

Princesa Isabel

Pombal

Sousa

G1 PB

Tópicos
Anúncio full