Menu
Esportes

Uruguaio, português e até argentino, Ancelotti é o quarto estrangeiro a treinar a Seleção Brasileira

Brasil volta a ter um comandante de outra nacionalidade após 60 anos.

Por Redação

13/05/2025 às 08:08

O italiano Carlo Ancelotti vai comandar a Seleção Brasileira até a Copa de 2026. Com isso, ele será o quarto estrangeiro à frente do Brasil na história. O técnico de 65 anos chega após passagem histórica pelo Real Madrid.

Ancelotti sempre foi o nome preferido de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Porém, a entidade chegou a ter outros nomes estrangeiros no seu radar: os portugueses Jorge Jesus, demitido do Al-Hilal depois de uma sequência de resultados negativos, e Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.

Técnicos estrangeiros na Seleção Brasileira

Apesar da escolha não ser inédita, a última vez que um estrangeiro esteve no banco comandando a Seleção Brasileira foi há 60 anos.

O argentino Filpo Nuñez comandou a Amarelinha em apenas uma partida, na vitória de 3 a 0 sobre o Uruguai no Mineirão, em setembro de 1965.

Naquela época, ele treinava o Palmeiras, e a equipe paulista representou o Brasil no confronto que inauguraria o estádio mineiro. Apesar de Nuñez ter ficado à beira do campo apenas neste jogo, o Brasil era treinado por Vicente Feola.

Técnicos estrangeiros na história da Seleção Brasileira

  • Ramón Platero (Uruguaio) – 1925: 4 jogos
  • Joreca (Português) – 1944: 2 jogos
  • Filpo Nuñez (Argentino) – 1965: 1 jogo
  • Carlo Ancelotti (Italiano) – 2025

CNN

Anúncio full