Menu
Mundo

Astrólogo é preso após prever falso terremoto e causar pânico em população

Vídeo teve mais de 3 milhões de visualizações e afetou a vida de pessoas que moram em Mianmar, país da Ásia.

Por Redação

10/05/2025 às 14:52

Astrólogo foi preso após previsão de terremoto causar pânico - Divulgação

Astrólogo foi preso após previsão de terremoto causar pânico (Foto: Divulgação)

Um astrólogo famoso no TikTok foi preso em Mianmar, na Ásia, por publicar um vídeo prevendo um falso terremoto devastador no país, causando pânico entre os moradores. O governo afirmou que a prisão do influencer aconteceu na última terça-feira (22) pelas "declarações falsas com a intenção de causar pânico público".

O vídeo publicado no dia 9 de abril foi assistido por 3 milhões de pessoas. Duas semanas antes, o país foi atingido por um terremoto de magnitude 7,7, que matou 3.500 pessoas e destruiu templos centenários.

O alerta do astrólogo John Moe foi para o dia 21 de abril. No vídeo, o tiktoker afirmava que todas as cidades de Mianmar seriam atingidas pelo fenômeno e chegou a aconselhar que as pessoas deixassem as suas casas, levando coisas importantes, e que fugissem dos prédios durante o tremor.

"As pessoas não devem permanecer em prédios altos durante o dia", dizia a legenda.

Uma moradora de Yangon, em entrevista à AFP, relatou que muitos de seus vizinhos acreditaram na previsão e deixaram suas casas, acampando do lado de fora.

A conta do astrólogo foi desativada com mais de 300 mil seguidores. John afirmava fazer previsões baseadas em astrologia e quiromancia. Ele foi preso em sua casa, localizada em Sagaing, no centro de Mianmar.

As áreas de Mandalay e Sagaing foram drasticamente afetadas por um terremoto no dia 28 de março, o que motivou um raro pedido de ajuda estrangeira da junta de Mianmar. O terremoto foi sentido a cerca de 1.000 km de distância. Em Bangkok, onde um prédio desabou em um canteiro de obras, dezenas de pessoas morreram.

O Tempo

Anúncio full