Menu
Mundo

Fumaça branca! Igreja Católica elege novo papa; nome ainda não foi revelado

Fumaça branca indica consenso entre os cardeais no segundo dia de conclave no Vaticano.

Por Redação

08/05/2025 às 13:35 | Atualizado em 08/05/2025 às 13:39

Vaticano - Divulgação

Vaticano (Foto: Divulgação )

A Igreja Católica tem um novo líder. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) anunciou ao mundo que os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o sucessor do papa Francisco. Agora, o nome do novo chefe da Igreja será anunciado ao mundo em breve, dentro de uma hora, aproximadamente.

A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, processo de votação secreta entre os cardeais eleitores, realizado no Vaticano. Apesar da confirmação da escolha, o nome do cardeal eleito ainda não foi divulgado, assim como o nome que ele adotará como pontífice.

A cor da fumaça surpreendeu. De 1903 para cá, só Pio 12, em 1939, foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de votos. Dos mais recentes, Joseph Ratzinger se tornou Bento 16 na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio passou a ser Francisco após a quinta sessão, ambos na parte da tarde.

Após a fumaça, o cardeal eleito é levado a um cômodo onde provará as vestes papais para ajustá-las a seu corpo. Concluído o processo de vesti-lo, a expectativa agora é pelo “Habemus Papam”, a tradicional frase que anuncia a chegada do novo pontífice.

O anúncio cabe ao cardeal protodiácono, o decano entre os cardeais diáconos –uma das três divisões de cardeais, cuja função é auxiliar o papa em suas atribuições. Hoje, o protodiácono é o francês Dominique Mamberti, 73. Será ele quem falará, em latim, “Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam” (Anuncio-vos uma grande alegria. Temos papa).

Portal Correio

Anúncio full