Menu
Mundo

Diogo Jota: jogador da seleção de Portugal morto em acidente aos 28 anos havia se casado a menos de 15 dias

Atleta estava viajando com o irmão pela Espanha, segundo a mídia espanhola; carro teria pegado fogo em estrada após deixar pista.

Por Redação

03/07/2025 às 08:07 | Atualizado em 03/07/2025 às 08:15

Diogo Jota com a mulher, Rute Cardoso - Instagram

Diogo Jota com a mulher, Rute Cardoso (Foto: Instagram)

O jogador da seleção de Portugal e do Liverpool Diogo Jota, que morreu nesta quinta-feira num acidente de trânsito em Espanha, havia se casado há menos de um mês com sua companheira de longa data, Rute Cardoso. Ao longo do relacionamento, os dois tiveram três filhos — a mais nova, nascida em novembro. No mês passado, o casal compartilhou nas redes sociais imagens da cerimônia religiosa na cidade do Porto.

"Um dia que nunca esqueceremos", escreveram Jota e Rute numa postagem. Em outra publicação, ressaltaram a data do enlace: 22 de junho. Rute disse ter realizado um sonho, e Jota respondeu: "O sortudo sou eu".

Casamento e títulos: veja fotos de Diogo Jota

Diogo Jota morreu depois de sofrer um acidente de trânsito na Espanha. O atacante viajava com o irmão pela província de Zamora quando o carro em que estava saiu da estrada, bateu e pegou fogo. As informações foram confirmadas pela jornal Marca e por outros veículos da imprensa europeia.

Segundo o Marca, Diogo Jota e seu irmão, identificado como André, de 26 anos, sofreram o acidente quando passavam pelo quilômetro 65 da rodovia A-52, na região de Sanabria. Informações preliminares apontam que os dois estavam numa Lamborghini e que um dos pneus teria furado durante uma ultrapassagem. O motorista teria, então, perdido o controle da direção.

 

Jota se profissionalizou no futebol no Paços de Ferreira. Atuou pelo Porto, também de Portugal, e pelo pelo Wolverhampton, do Reino Unido, antes de assinar em 2020 com o Liverpool, equipe no qual vivia o auge da carreira. Ele conquistou os troféus da Premier League e da Copa da Inglaterra, além de duas Copas da Liga.

No mês passado, ao lado de companheiros como Cristiano Ronaldo, o atacante conquistou a Liga das Nações com Portugal, numa vitória nos pênaltis contra a Espanha.

O acidente

Carro do jogador português Diogo Jota pegou fogo após acidente — Foto: Reprodução/Vídeo

Um vídeo da região do quilômetro 65 da rodovia A-52, na região de Sanabria, na Espanha, mostra que o carro do jogador de Diogo Jota ficou completamente destruído após o acidente que matou o jogador da seleção de Portugal e seu irmão, André, nesta quinta-feira. O atacante do Liverpool, de 28 anos, e André, de 26, passavam pela província de Zamora quando o carro em que estavam saiu da estrada, bateu e pegou fogo. Partes do veículo ficaram espalhadas pela via.

As informações foram confirmadas inicialmente pelo jornal Marca e por outros veículos da imprensa europeia. Horas depois, a Guarda Civil espanhola divulgou comunicado com detalhes das circunstâncias da tragédia. As investigações indicam que, durante uma ultrapassagem, um dos pneus do carro em que os irmãos estavam estourou, o que teria feito o motorista perder a direção.

As autoridades espanholas confirmaram que Jota e André morreram no local do acidente.

"Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram", disse a Guarda Civil, no comunicado.

A nota destaca que estão pendentes os resultados de exames de legistas que periciaram o local da batida.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, lamentou as mortes de Jota e André, que atuava pelo time português Penafiel.

"A Federação Portuguesa de Futebol e todo o futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e André Silva, esta manhã, na Espanha. Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, expresso as minhas mais profundas condolências à família e aos amigos de Diogo e André Silva, bem como ao Liverpool FC e ao FC Penafiel", destacou Proença.

A federação pediu à Uefa que seja feito um minuto de silêncio, nesta quinta-feira, antes do jogo de Portugal contra a Espanha, no Campeonato Europeu de Futebol Feminino. O cartola destacou que Jota, além de bom jogador, era "uma pessoa extraordinária, respeitado por todos os companheiros e adversários, alguém com uma alegria contagiante e uma referência na própria comunidade".

"Perdemos dois campeões. A partida de Diogo e André Silva representa perdas irreparáveis para o futebol português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado", destacou Proença.

Jota se profissionalizou no futebol no Paços de Ferreira. Atuou pelo Porto, também de Portugal, e pelo pelo Wolverhampton, do Reino Unido, antes de assinar em 2020 com o Liverpool, equipe no qual vivia o auge da carreira. Ele conquistou os troféus da Premier League e da Copa da Inglaterra, além de duas Copas da Liga.

No mês passado, ao lado de companheiros como Cristiano Ronaldo, o atacante conquistou a Liga das Nações com Portugal, numa vitória nos pênaltis contra a Espanha. Jota jogou 182 vezes pelo Liverpool e representou seu país em 49 ocasiões.

O jogador havia se casado em junho com Rute Cardoso. O casal compartilhou imagens da cerimônia religiosa e da festa nas redes sociais. "Um dia que nunca esqueceremos", escreveram eles, numa postagem com a data do enlace: 22 de junho. O português era pai de três crianças.

O Globo

Anúncio full