Menu
Policial

Padre é preso em Fortaleza suspeito de estuprar fiel

Religioso foi capturado na casa do pai.

Por Redação

06/04/2024 às 08:10

Padre é preso em Fortaleza por suspeita de estupro - Reprodução

Padre é preso em Fortaleza por suspeita de estupro (Foto: Reprodução)

O padre Alexandre Paciolli, 55 anos, preso nessa quarta-feira (3), em Fortaleza, por importunação sexual e estupro de uma fiel na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é natural da capital cearense e seguiu carreira sacerdotal fora do Ceará.

Conforme o Ministério Público, o líder religioso é "muito carismático, conhecido e influente", o que teria contribuído para praticar os crimes contra a mesma mulher em agosto de 2022 e janeiro de 2023.

"O padre, se utilizando da ingenuidade e da fé da vítima, sob o pretexto de estar sentido fortes dores, passou a praticar atos libidinosos com a vítima, que, tendo o denunciado como seu sagrado protetor, não conseguiu oferecer resistência", afirma o Ministério Público.
Ainda segundo a denúncia, a Arquidiocese do Rio de Janeiro "já recebeu diversas notícias de abusos sexuais cometidos pelo padre". A Justiça aceitou o mandado de prisão preventiva contra o religioso, preso na casa do pai, no Bairro Meireles, área nobre de Fortaleza, a pedido do MPRJ.

Após a captura, o padre foi conduzido para a Delegacia de Narcóticos (Denarc), em cumprimento a ordem judicial.

Trajetória

Alexandre Paciolli já foi reitor da igreja da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro, e responsável pela Igreja de São José, no Bairro da Lagoa.

Além das atividades sacerdotais, o padre foi apresentador do programa Mulheres de fé, na TV Canção Nova, e em 2015 fundou a comunidade Olhar Misericordioso, cujo lema é cuidado e defesa dos sacerdotes e da família. Nas redes sociais, ele alcança mais de 200 mil seguidores.

Paciolli saiu do Ceará ainda jovem, quando se mudou para Angra dos Reis para estudar na Escola Naval e tornar-se um oficial da Marinha.

No decorrer da trajetória ele abandonou a carreira militar em 1988 para seguir o sacerdócio, fazendo mestrado em Filosofia e bacharelado em Teologia pela Universidade Regina Apostolorum, de Roma. Foi também em Roma que ele foi ordenado sacerdote em 2001.

G1

Tópicos
Anúncio full