Política
Prefeitos do Vale do Piancó já têm nomes para sucessão em 2024
Pelo menos três gestores já sinalizaram em quem vão apoiar na eleição.
Da Redação do Diamante Online
31/03/2023 às 16:37 | Atualizado em 30/03/2025 às 08:16
Talita (Boa Ventura), Daniel (Piancó), Divaldo (Itaporanga) e Diogo (Nova Olinda)
Faltando mais de um ano para as eleições municipais de 2024, já foi aberta a temporada de especulações para a sucessão dos prefeitos. Na região do Vale do Piancó, Sertão paraibano, pelo menos quatro gestores já sinalizaram os nomes que vão, possivelmente, apoiar no pleito.
Boa Ventura
Em Boa Ventura, a prefeita Talita Lopes (Republicanos) não deverá concorrer à reeleição, visto que o grupo político já concordou em seguir o empresário Vital Neto na possível disputa. O anúncio da pré-candidatura dele foi feito na abertura dos trabalhos legislativos em 1 de janeiro.
Vital também divulgou a vereadora Livoneide Pinto, ex-opositora, na chapa como pré-postulante a vice.
O nome de Neto já estava sendo cotado antes mesmo da eleição de 2020, porém, como ele era o marido da então prefeita Leonice Lopes, não pôde concorrer.
Vital, Livoneide, Leonice e Talita (Foto: Aloísio abrantes)
Piancó
O grupo do prefeito de Piancó, Daniel Galdino (Progressista), também já indicou um possível postulante à cadeira do Executivo no pleito vindouro: o secretário de Finanças, Júlio Eduardo. A articulação foi feita pela ex-prefeita Flávia Galdino, mãe do atual gestor municipal.
Em fevereiro deste ano, uma reunião entre ela, o presidente da Câmara, Edgar Valdevino, e outros quatro ex-presidentes do legislativo piancoense selou o apoio a Júlio.
O secretário está à frente da pasta desde janeiro de 2017, quando Galdino assumiu a Prefeitura. Ele já era sondado pelo grupo de situação devido aos serviços prestados ao município.
Júlio Eduardo ao meio, ao lado da ex-prefeita Flávia Galdino (Foto: Divulgação)
Itaporanga
No município de Itaporanga, apesar de o prefeito Divaldo Dantas (UB) não anunciar formalmente, o gestor já bateu o martelo no nome para pleitear o Executivo em 2024, segundo apoiadores. Calina Dantas, sobrinha dele, vem ganhando cada vez mais espaço dentro do grupo político. Ela passou a ser a principal aposta de Dantas e da base da situação.
De forma proposital, Divaldo vem engajando o nome da parente na gestão. Em novembro de 2022, o prefeito exonerou o ex-secretário de Gabinete e a colocou para assumir, já visando a disputa.
Recentemente, os dois foram a Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos. Na campanha de 2022, ela participou de encontros entre o gestor e deputados aliados.
Nas redes sociais, Dantas também passou a incluir o nome com logo dela em publicações do perfil pessoal.
Se conseguir lograr êxito na campanha, Divaldo será o primeiro da história do município itaporanguense a vencer duas disputas seguidas e a emplacar a sucessão.
Calina Dantas e Divaldo (Foto: Divulgação)
Nova Olinda
O prefeito de Nova Olinda, Diogo Richelli, também já decidiu. A eleitores e correligionários, ele firmou apoio à atual vice-prefeita, Maria do Carmo Silva, que ex-gestora do município.
Além desses, outros gestores da região também chegam ao fim dos respectivos mandatos em 2024, porém, não se pronunciaram ainda sobre a eleição.
Diamante Online
Tópicos

Mais Notícias em Política
Entrevista
Bolsonaro teme por sua vida caso seja preso: “Precisam me eliminar”
Ex-presidente afirmou que não tem dúvidas que será envenenado caso seja preso.
01/07/2025Eleições 2026
Governador de Goiás confirma chapa com Gusttavo Lima à Presidência da República em 2026
"Uma decisão está tomada: nós andaremos juntos", disse Caiado.
01/07/2025